Rádio Muzangala

HOMENAGEM À MAMÃ ÁFRICA ABRE PROJECTO “REGGAE WOMAN”

 HOMENAGEM À MAMÃ ÁFRICA ABRE PROJECTO “REGGAE WOMAN”

Promotora cultural Aminata Goubel

A União dos Escritores Angolanos (UEA) acolhe, sábado, em Luanda, às 17 horas, a homenagem à jornalista e promotora cultural Aminata Goubel, mais conhecida por Mamã África.

A homenagem, que acontece no Jango da UEA, marca a primeira edição do espectáculo  “Angola Reggae Woman Spoken Word”, que junta poesia e música. Em palco vão intervir as artistas (poetisas e spoker) Avehe, Olivia Gomes, Tatiana Duarte, Ginga a Preta, LN e Joice Zau, com suporte da Banda Bantu Killas.

A homenagem visa celebrar o 31 de Julho, Dia da Mulher Africana. Numa produção da “Dread Vision Corporation”, que propõe um evento multidisciplinar assente principalmente na poesia, “spoken word” e música reggae, com a participação de vozes femininas que actuam nestas vertentes.

A intenção da produção é reunir 12 artistas e são conhecidas seis, designadamente Avehe, Olívia Gomes, Tatiana Duarte, Ginga A Preta, LN e Joice Zau.

As artistas aceitaram o desafio para homenagearem Aminata Goubel, jornalista da Rádio Nacional de Angola (RNA), actriz, declamadora. Pan-africanista, defensora dos valores e dos direitos humanos, amante da cultura Rastafári e da música reggae.

De acordo com Ras Tukah, director artístico, a intenção é que haja uma periodicidade semestral ou anual de acordo com as condições financeiras.

“Para esta primeira edição pretendemos juntar 12 mulheres do spoken word com o suporte da Banda de Reggae Bantu Killas, a fim de proporcionar vibrações positivas e terapia mental, algo que para nós é inédito em Angola, este é o nosso diferencial em termos de visão dread” revelou Ndoloman, coordenador do projecto.

“Angola Reggae Woman” é um projecto da “Dread Vision Corporation”, que visa promover o estilo reggae no seio das mulheres, em Luanda. Realiza-se casting para captação de vozes e talentos para o enquadramento no ritmo reggae.

Em Luanda, segundo a organização, é a primeira mostra da Cultura Reggae no Feminino, reunindo manifestações de moda, dança, fotografia, audiovisual, artesanato e, especialmente, música. Além de criar debate sobre reggae, “tentaremos mostrar para a população que o reggae não se resume à música, tem uma economia que gira, tem vestuário, mercado gigantesco discográfico, artesanato, além da filosofia de paz, amor e união que o reggae traz, assim como um vasto auditório de apreciadores e críticos que ajudam na promoção deste grande estilo de vida”.

A “Dread Vision Corporation” é uma plataforma cultural de matriz angolana, de carácter educacional, integrada por jovens do Movimento Rastafári, e preocupado com a existência de poucas vozes femininas no estilo reggae no mercado musical angolano. A organização pretende que este desafio seja abrangente. Um dos objectivos é promover acções culturais que articulam saberes, promovem a paz, igualdade e inclusão social. “Sentimos a necessidade de incentivar o convívio festivo entre os diversos extractos da sociedade, assim como proporcionar o intercâmbio de conhecimento e diversidade cultural”.

 Mamã África

Aminata Gourgel jornalista destacada da redacção da RNA, tratada por Mamã África por ser defensora da preservação dos valores culturais africanos. O amor pela cultura e pelas tradições africanas é intenso o que fez com que Aminata Goubel transformasse a sua casa num museu de artes africanas.

A Casa Museu estruturada em parceria com o poeta Lopito Feijó, homem de cultura, é um espaço de referência localizado na zona costeira do Benfica. Junta dezenas de estatuetas, esculturas, artigos de tecelagem, trajes, bijuterias, utensílios utilitários para cozinha, adornos, artigos velhos quer de autores angolanos quer de outros países.

O espaço recebe visitas de vários extractos sociais e nacionalidades que procuram ter  contacto com o acervo onde podem encontrar, também, quadros (telas), livros e outras peças que há mais de quarenta anos começaram a coleccionar inspirados nos acervos de outros artistas.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE