Rádio Muzangala

INSTITUTO DE CINEMA E APROCIMA CRIAM PARCERIA PARA O FENACULT

 INSTITUTO DE CINEMA E APROCIMA CRIAM PARCERIA PARA O FENACULT

FENACULT

Os filmes disponíveis na APROCIMA e no IACA vão constar de uma lista única, para que haja um programa geral sobre as sessões de cinema inseridas no programa do FENACULT.

O Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA) e a Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA) decidiram, ontem, elaborar um único programa para exibição de filmes durante o Festival Nacional de Cultura – Especial Centenário (FENACULT-2022), cuja abertura acontece no próximo dia 28, em Luanda.

O programa prevê a exibição de filmes patrimoniais quer em Luanda, quer nas 17 províncias, e inclui a realização de oficinas temáticas para debate e troca de experiências entre realizadores e produtores nacionais.

O representante do Instituto Angolano do Cinema e do Audiovisual (IACA), Mokotó Praia, e Francisco Keth, da Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), decidiram actuar em diferentes províncias, com uma programação única, “que nos permita ampliar as actividades a nível nacional”, disse o director interino do IACA.

Mokotó Praia falava à margem da reunião preparativa do FENACULT, que decorreu no Ministério da Cultura e Turismo, entre a coordenação executiva da Comissão Preparatória do Evento e responsáveis das associações culturais, promotores e produtores.

 “A preferência recai para filmes históricos em torno da figura do Presidente Agostinho Neto, e da Luta de Libertação Nacional, embora sejam poucos, por isso, estamos a produzir novos filmes documentários, para atender ao FENACULT de modo especial”, disse Francisco Keth, secretário-geral da APROCIMA.

Os temas das oficinas e debates vão ser, também, partilhados, havendo troca de oradores propostos quer pelo IACA quer pela APROCIMA, para partilha de conhecimentos, durante o mês de Novembro, nas 18 províncias.

Por outro lado, o coordenador executivo da Comissão Preparatória do FENACULT, Pedro Chissanga, informou que o evento tem a abertura marcada para o dia 28, em Luanda, e que os atractivos estão em bom ritmo de organização.

Todas as associações artísticas e culturais assistiram a reunião, e estão a definir as acções que cada uma vai preencher durante os 30 dias do FENACULT, entre colóquios, conferencias, mesas-redondas, espectáculos de música, humor, poesia, e dança tradicional, peças de teatro, e publicidade de obras literárias.

A III edição do Festival Nacional da Cultura Especial Centenário (FENACULT-2022) vai ser realizada de 28 deste mês a 30 de Novembro, em todo o território nacional.

O FENACULT Especial Centenário, além de homenagear a figura do Poeta Maior, serve como mecanismo de exaltação, valorização e reafirmação da identidade cultural angolana, oferecendo aos criadores, em especial aos jovens, espaços de participação e troca de experiências, também.

A primeira edição do FENACULT realizou-se em 1989, no Estádio da Cidadela. O evento repetiu-se de 30 de Agosto a 20 de Setembro de 2014, sendo a cerimónia oficial de abertura realizada no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Anos depois, o então Ministério da Cultura anunciara a alteração da realização do festival para de cinco em cinco anos, ao contrário dos quatro anos anunciados em 2014, aquando da sua segunda edição.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE