Rádio Muzangala

image-_7_
5ac2323ed1e2e5.99164219
Post_Radio_Muzangala_Ao_Site.png
ANUNCIE_-_CONNOSCO (1)
PROMOVA (1)
previous arrow
next arrow

JANUÁRIO JANO ENTRE ARTISTAS PLÁSTICOS PRESENTES NA BIENAL DE SÃO PAULO

 JANUÁRIO JANO ENTRE ARTISTAS PLÁSTICOS PRESENTES NA BIENAL DE SÃO PAULO

Artista plástico angolano Januário Jano

O renomado artista plástico angolano Januário Jano consta da lista das presenças seleccionadas para a 35ª edição da Bienal de São Paulo, cuja abertura está prevista para o dia 6 de Setembro no Brasil.

Num universo de 120 artistas que terão os seus trabalhos expostos até o dia 10 de Dezembro, Januário Jano é o único artista angolano seleccionado pela curadoria, formada pela artista e escritora portuguesa Grada Kilomba, pelo espanhol Manuel Borja-Villel, ex-director do Museu Reina Sofía (Madrid), e pelos brasileiros Diane Lima (curadora independente) e Hélio Menezes (crítico e pesquisador).”Sendo o único representante de Angola nesta bienal, o dever e sentido de carregar os valores de um povo e cultura é elevado. Ainda que esta edição seja focada nos artistas e suas práticas, não deixa de ser um importante espaço para alargar a presença representativa de Angola e dos angolanos”, justifica artista.Januário Jano explica que o convite para estar presente na bienal foi formulado pela equipa de curadores.

 “Irei apresentar uma instalação fotográfica com o título Baptismo. É uma obra concebida em 2019 mas que só agora será exibida pela primeira vez. A obra é parte de uma série em andamento, iniciada em 2016, que questiona as dinâmicas da identidade e produção culturais, explorando com a mesma complexidade as nuances da imposição cultural, permitindo uma reflexão sobre as ideias de pertença e do eu, com tentativas de subversão do status quo por meio de exploração das narrativas históricas e contemporâneas num contexto da crescente interdependência das economias, culturas e populações globais”, avança. Sobre a sua presença na 35ª edição da Bienal de São Paulo, explica que agrada-lhe a hipótese de um delicado equilíbrio entre a ficção e a realidade, alimentada por uma preocupação crescente relacionada à coexistência entre os humanos, movidos pelo desejo de criar uma correlação viável no tempo e no espaço.

A sua obra ficará exposta durante o período que decorrer a bianual, entre Setembro a Dezembro, podendo ser visitada por milhares de pessoas. “Dos vários passos e caminhos para a internacionalização da arte e prática dos artistas angolanos, passa por uma presença constante nestes eventos e projectos internacionais, onde existe espaço de diálogo com outras culturas e povos. A Bienal de São Paulo é uma das mais importantes das bienais existentes, seu posicionamento transcende culturas e geografias. Assim sendo, a presença de um artista angolano na mesma é sempre importante”, reconhece.

Artista visual nascido em Angola, Januário Jano vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Com uma prática multidisciplinar, o artista trabalha principalmente com escultura, instalação (vídeo, fotografia, som) e performance. O seu trabalho foca-se na identidade cultural e pessoal para explorar narrativas históricas e contemporâneas. Januário Jano detém um mestrado em Belas Artes pela Goldsmiths University de Londres. É um artista visual interdisciplinar que trabalha com escultura, vídeo, fotografia, têxtil, instalação sonora e performance.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE