Rádio Muzangala

MAIS DE 30 ARTISTAS SELECCIONADOS NA 19ª EDIÇÃO DO LUANDA CARTOON

 MAIS DE 30 ARTISTAS SELECCIONADOS NA 19ª EDIÇÃO DO LUANDA CARTOON

“Luanda Cartoon”

São no total 38 participantes, entre artistas e estúdios, nacionais e internacionais, os seleccionados para participar na 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação “Luanda Cartoon”, cuja gala de abertura está agenda para hoje, às 18H00, no Instituto Camões.

Na lista de cartoonistas, ilustradores e banda desenhistas, constam nomes de angolanos com presenças regulares e estreantes no evento. Entre os artistas, de várias gerações, estão o veterano Horácio da Mesquita, Nelson Paim, Júlio Pinto, Olímpio de Sousa, Lindomar de Sousa e Tché Gourgel.

O evento vai decorrer no Camões – Centro Cultural Português e n Belas Shopping, e vai integrar ainda trabalhos de Altino Chindele, Breno Lima, Dom Samu, Eliseu, Fortunato Manuel, Gervásio Sambambi, Gelson Kardoso, Jack, Jazavel Comics, João Van-dúnem, José Teles Gicartes, Josué Jubileu, Machai Ferreira, Maisha Quinta, Mesaq, Nádia, Nelo Tumbula, Paulo Airosa, Paulo Borges, King André, Kuluma Vision, Toivo Avelino, e Virgílio Israel.

Os estúdios Angola Digital HD Comixs, Boncomixs, Bwetoons, e Nó Emotion têm, também, trabalhos de sua autoria no evento, que acontece este ano com o lema “Economia Azul”.

Além dos angolanos, participam presencialmente Jérémie Nsigui e Mola Boyika, da República Democrática do Congo, Lúcio Oliveira e Rafael Coutinho, do Brasil.

Portugal será representado pela artista Teresa Pestana, que estará ausente no evento, mas os trabalhos estarão numa das salas de exposição.

O certame promove exposição de banda desenhada (BD), caricaturas, cartoon, conversa aberta, palestras, exibição de filmes de animação nacional, lançamento de revistas e fanzines de BD, workshops, mesas-redondas com autores e leitores e oficinas de desenhos.

O Luanda Cartoon é um festival que nasceu da iniciativa dos irmãos cartoonistas Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa, e teve a sua origem nos anos 90, com um encontro regular de jovens para promoção de exposições de Banda Desenhada nas galerias de Luanda, com o objectivo de promover os trabalhos e desenvolver a Banda Desenhada e o Desenho Animado produzido em Angola.

O evento realiza-se anualmente e até agora já reuniu mais de mil talentosos artistas em cartoon, ilustradores e animadores.

O Festival “Luanda Cartoon”, que ao longo dos anos congrega todas as idades, entre crianças, adolescentes e adultos, é um dos maiores eventos culturais e artísticos do país.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE