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MAIS DE TREZENTAS VAGAS PARA OS CURSOS ARTÍSTICOS

 MAIS DE TREZENTAS VAGAS PARA OS CURSOS ARTÍSTICOS

Instituto Politécnico de Arte – CEARTE

O Instituto Politécnico de Arte – CEARTE – a única instituição vocacionada à formação artística no ensino médio, tem mais de 300 vagas para candidatos nas áreas de Artes Plásticas, Cinema, Dança, Música e Teatro.

“Quem entra no CEARTE, e muita gente desconhece, tem mercado aberto, pode ser um profissional da arte no domínio da criação e interpretação ou pode ser professor”, afirmou o subdirector Pedagógico, Gaspar Agostinho Neto.

Das vagas disponíveis, até agora as inscrições atingiram cerca de 87 por cento dos lu-gares reservados para o próximo ano lectivo 2022-2023, embora os candidatos, para serem admitidos, sejam submetidos a um teste presencial, Língua Portuguesa e Cultura Geral, bem como um teste artístico, em que se apuram as condições técnicas, tendo em atenção que alguns apresentam vantagens por terem, antes, frequentado aulas particulares.

Além do curso médio, o CEARTE admite, também, candidatos para cursos básicos, que frequentam da sétima até à nona (9ª classe), alunos cuja faixas etárias, variam entre 12 a 14 anos,  com excepção da área de Cinema, que não dispõe de curso básico.

As inscrições exigem apresentação de uma foto tipo passe, cópia do Bilhete de Identidade, ou Cédula Pessoal, e certificado da sexta classe (para o ensino básico) e cópia do certificado da nona classe (para o ensino médio), acompanhados do original.

O Curso Básico visa nutrir a instituição com alunos que tenham vocação para desenvolverem as suas habilidades e serem os primeiros a constituir o corpo de preferência para admissão no ensino médio, propiciando-lhes qualidade técnica e profissional.

As turmas são formadas por 22 alunos. Para a criação de condições pedagógicas, a instituição recebeu em 2017 apoios de instrumentos musicais, por parte do Departamento Ministerial da Cultura.

Entre os equipamentos musicais, destacam-se violinos, violoncelos, contrabaixos, acordeões e material de percussão. Esse conjunto de equipamentos confere melhores condições didácticas para os alunos de Mú-sica, contrariamente aos alunos de Artes Plásticas, Cinema, Dança e Teatro que manifestam défice na aquisição de materiais para a sua sobrevivência.

Importa destacar que os equipamentos tais como colans, sapatilhas, meias, fatos, entre outros adereços, são difíceis de se obter a nível local, uma vez que o mercado nacional é carente neste quesito.

De acordo com o subdirector Pedagógico, o mercado deficitário nacional fez com que os projectos e perspectivas  de desenvolver e  desenhar uma orquestra juvenil, Companhia Nacional de Teatro, Companhia de Dança, numa altura em que estavam os professores cubanos no CEARTE” não se concretizasse.

Um dos objectivos da direcção é levar a instituição ao conhecimento de toda a sociedade angolana, e a nível dos países da África Austral e PALOP, “sairmos do desconhecido, passando para frente, pois, durante muitos anos éramos uma área de formação desprezada, agora a nossa missão é estarmos à frente, e sempre que aparecermos demonstrarmos solidez, e que estamos com força”.

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