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MARISSA MOORMAN LANÇA ENSAIO “OS SONS DA NAÇÃO”

 MARISSA MOORMAN LANÇA ENSAIO “OS SONS DA NAÇÃO”

“Os Sons da Nação”, obra sobre a história política e social da música urbana de Luanda (1945-2002).

A historiadora e investigadora americana Marissa Moormam lançou, ontem, na livraria Kiela, o livro “Os Sons da Nação”, obra sobre a história política e social da música urbana de Luanda (1945-2002). Edição da Kacimbos, a obra tem o prefácio de Jean-Michel Mabeko Tali, que, no texto, felicita a autora por trazer para o público angolano a tradução da versão original em inglês, publicada há 11 anos.

O historiador enfatiza, “Marissa Morman toca aqui uma das mais sensíveis cordas de todas as histórias de todo o nacionalismo. Talvez a mais sensível, pois diz respeito a da emoção: ela abarca sons, ritmos, hino à vida, lamentos ou gritos cantados de alegria”, assim escreve Mabeko Tali, Prémio Nacional de Cultura e Artes, 2022, na categoria de Investigação em Ciências Sociais.

Na nota introdutora, Marissa Moorman recorda o encontro com Teta Lando, que falava da popularidade dos músicos David Zé, Urbano de Castro e Artur Nunes, mortos a 27 de Maio de 1977. Nesta entrevista, o autor de “Angolano segue o seu caminho” dizia que estes artistas eram mais conhecidos nos musseques que os novos líderes do MPLA.

A obra destaca, também, o papel que a música assumiu no nacionalismo e como forma de soberania cultural. “Sons da Nação” oferece uma leitura diferente da história  entre  1945 e 1990, é uma historia social da cultura e da politica, mas especificamente da música e Nação, que toma as práticas culturais do dia-a-dia dos homens e mulheres das cidades de Angola como a essência da vida política da Nação.

Marissa J.Moorman é professora catedrática de História de África e Estudos de Média e Cinema, na Indiana University, e doutorada em História de África, em 2004, pela Universidade de Minnesota. Autora de livros “Intonations: a Social History of Music and Nation Luanda, Angola, 1945-Recent Times (Ohio 2008)” e “Powerful Frequencies: Radio, State Power, and the Cold War in Angola, 1931-2002 (Ohio 2019)” e de vários artigos.

Tem publicações sobre música, mídia, moda, cinema, rádio, e espaço urbano. É editora do jornal académico “The Journal of African History”, publicado pela Cambridge University, e faz parte do conselho editorial de “Africa is a Country”, e tem orientado investigadores interessados na cultura angolana.

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