Rádio Muzangala

OBRAS DE MPAMBUKIDI ATRAEM MULTIDÃO NA FILDA

 OBRAS DE MPAMBUKIDI ATRAEM MULTIDÃO NA FILDA

Obras do escultor Mpambukidi

As obras do escultor Mpambukidi atraíram milhares de visitantes na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda- 2023), que encerrou sábado na Zona Económica Especial, no município de Viana, em Luanda.

A mostra reuniu 23 peças de bronze, que fazem parte da mais recente exposição individual do artista. Um dos visitantes foi o Presidente da República, João Lourenço, no acto de inauguração da feira, na passada terça-feira, 18 de Julho.

O escultor revelou que o Presidente da República é um dos coleccionadores dos seus produtos artísticos.

Entre as peças expostas, os destaques vão para “O Busto” do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, a “Insígnia da República”, a  “Bessangana” (mulher da Ilha de Luanda), o “Mensageiro”, o “Jacaré Bangão”, assim como estátuas representativas do “Instinto felino”, “Realeza”, “Minha Maneira”, “Mulher Sentada”, “Força do Homem” e “Casal em Comunhão”.

A exposição teve por dia mais de 100 visitantes, entre coleccionadores de arte nacionais e estrangeiros, além de amantes das artes que admiram as esculturas de Mpambukidi, consideradas extraordinárias, pela forma incrível como o homem transforma o bronze em verdadeiras obras de arte.

Mpambukidi revelou que no dia 10 de Agosto vai participar numa exposição colectiva na província da Huíla, organizada pelo Ministério das Obras Pública, Urbanismo e Habitação, e em Setembro numa mostra colectiva em Portugal.

Anunciou que foi, igualmente, convidado para participar, em Dezembro, numa actividade colectiva na cidade de São Paulo, Brasil. Para o artista, esses convites dignificam a cultura nacional e dá significado ao reconhecimento do mundo pelas artes angolanas, que não estão só patentes em África, “estão a conquistar o universo”, realçou.

Mpambukidi considerou a amostra na Filda uma das melhores da sua carreira, por ter recebido visitantes de de grande relevo na sociedade, como a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, o anterior Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e o escritor Kardo Bestil, um dos admiradores da sua obra e que tem elogiado o escultor em vários momentos e lugares.

O ambiente na Filda era de festa, onde os visitantes aproveitaram a oportunidade para fazer “selfs” (fotos) junto das obras expostas. Outros filmaram as obras e procuraram saber junto do artista a sua fonte de inspiração para a busca bem conseguida de tanta imaginação e criatividade para produzir todas aquelas míticas esculturas, que muitos tinham como um trabalho industrial produzido por estrangeiros.

Mpambukidi considerou uma grande honra receber elogios de tão ilustres visitantes e de jovens de vários estratos sociais, tendo afirmado que isso é sinal que os angolanos começam a acreditar que há qualidade nas peças produzidas por artistas nacionais. “Alguém me perguntou se, de facto, era eu o autor das obras”, disse reconhecido e visivelmente satisfeito Mpambukidi.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE