Rádio Muzangala

PEÇA “PEDRO E O CAPITÃO” A CAMINHO DE SÃO PAULO

 PEÇA “PEDRO E O CAPITÃO” A CAMINHO DE SÃO PAULO

Peça Teatral “Pedro e o Capitão”

A peça “Pedro e o Capitão”, encenação de Meirinho Mendes, é uma das obras mais esperadas no XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, aberto sábado, na cidade de São Paulo, no Brasil.

Prevista para abrir o evento, “Pedro e o Capitão”, a peça vai ser exibida esta semana, e tem nos papeis principais os actores Meirinho Mendes e Correia Adão. Atrasos na logística da viagem (vistos e passagens), impossibilitaram a que os actores fizessem a abertura do festival, que decorre de 12 a 24 deste mês.

Meirinho Mendes interpreta a personagem Capitão, enquanto Correia Adão, o papel de Pedro. Carregada de confronto ideológico entre dois homens com ideias políticas e pensamentos diferentes, em “Pedro e o Capitão” os quatro actos são um mero intermédio, tréguas entre tortura e tortura, os breves períodos em que o interrogador “bom” recebe o detido, que foi prévia e brutalmente espancado, e, em consequência, é de presumir que tem as suas defesas em baixo. Cada um dos quatro actos fecha com um “não”

Traduzida e encenada por Meirinho Mendes, a obra é do escritor, poeta e ensaista uruguaio, Mário Benedetti, e é considerada  um clássico da dramaturgia mundial.

“Pedro e o Capitão” tem a duração de 50 minutos. Pela primeira vez a peça vai incorporar uma terceira personagem (sem texto), interpretada por Pedro Keth, além de cuidar da técnica (contra-regra).

O autor do texto, Mário Benedetti, define a “tortura” como o tema da obra, embora como um feito físico não figure na cena. A trama se desenrola num extenso diálogo entre um torturador e um torturado, em que a tortura não está presente como tal, mas sim a grande sombra que pesa sobre o diálogo.

Além de Angola, há apresentações das companhias Culturproject, de São Tomé e Príncipe, Netos de Bandim da Guiné Cultural (Guiné-Bissau), Companhia de Teatro Girassol (Moçambique) e Associação Teatral Fladu Fla (Cabo Verde), num total de 14 companhias que vão apresentar 13 espectáculos para os públicos adulto e infantil. Estão previstos, também, cinco oficinas e dois seminários.

O Brasil, país anfitrião, é representado por espectáculos da “La Inquieta Compañia”, Grupo Harém Teatro, Grupo Contadores de Mentira, o Grupo Drgao7 de Teatro, Marcia Kambeba e Aurita Tabajara e Pascoal da Conceição.

O Circuito de Teatro em Português foi criado em 2003, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE