Rádio Muzangala

Pitabel e Kalunga representam o país na “Festa de Teatro” em Moçambique

 Pitabel e Kalunga representam o país na “Festa de Teatro” em Moçambique

Além de Angola o Festival Internacional de Teatro de Inverno em Moçambique, reúne participantes da África do Sul, Portugal, Cabo Verde e Brasil.

Angola participa, de 27 deste mês a 4 de Junho, da 19ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno em Moçambique (FITI), que reúne participantes da África do Sul, Portugal, Cabo Verde e Brasil.

O país será representado pelas companhias de teatro Pitabel com a peça “A Fronteira do Asfalto” numa adaptação de um dos contos do livro “A Cidade e a Infância”, de Luandino Vieira, bem como o Kalunga Teatro, com a peça “Vida, Incômodo ou Lixo”. Os grupos angolanos têm viagem marcada para o dia 30 deste mês, com regresso previsto para o dia 4 de Junho, no encerramento do festival.

A primeira peça narra a história de um menino negro e de uma menina branca proibidos de se encontrarem por parte da família dela, bem como pela “fronteira de asfalto” que divide a cidade. Os dois, depois de adultos, continuam impedidos pelas famílias de se encontrarem por preconceitos sociais e raciais.

A importância do aprofundamento e a troca de experiências com maior regularidade entre angolanos e moçambicanos, no domínio das artes, no geral, e do teatro, em particular, foi uma das propostas a ser apresentada pelos grupos angolanos durante a realização do festival, disse, ontem, em declarações ao Jornal de Angola, o responsável do grupo Pitabel, Adérito Rodrigues “BI”.

O convite ao grupo representa, para o encenador, um reconhecimento pelo trabalho que os grupos de teatro angolano têm feito actualmente, em festivais internacionais de artes cénicas realizados nos países da lusofonia.

Para o encenador, num festival onde participam vários países de África, Europa e América é também importante aproveitar o momento para criar novas parcerias e aumentar o intercâmbio com outros grupos convidados.

É ainda, acrescentou, uma forma de explorar condignamente o diálogo entre os participantes e para apostar mais na internacionalização dos grupos nacionais na esfera internacional. “A participação no FITI é ainda uma valia por permitir mostrar mais ao mundo sobre a realidade social angolana, assim como aprender sobre outras culturas”.

Fundado em 4 de Agosto de 2001, o colectivo de Artes Pitabel venceu, em 2006, o Prémio de Teatro Cidade de Luanda e conquistou três vezes consecutivas o troféu de melhor texto de teatro no Prémio Cidade de Luanda, em 2006, 2008 e 2009. O grupo venceu o prémio DSTV-BWE na edição 2006 e apresentou em 2009 o melhor espectáculo de Luanda no Festival Internacional de Teatro do Cazenga.

Na sua longa carreira, a companhia de teatro Pitabel recebeu várias distinções, com destaque para o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2010. Constituída por 15 actores, a companhia encenou, entre outras, as peças “De Quem é a Culpa” e “Missosso”, adaptada do livro homónimo de Óscar Ribas.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE