Rádio Muzangala

QUATRO FILMES MARROQUINOS EM AGENDA NO FESTIVAL DE AMÃ

 QUATRO FILMES MARROQUINOS EM AGENDA NO FESTIVAL DE AMÃ

Festival Internacional de Cinema de Amã

Quatro filmes marroquinos estão seleccionados na competição árabe oficial da quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Amã (primeiras obras), que acontece de 15 a 22 de Agosto na capital jordaniana.

De acordo com um comunicado da organização, trata–se dos filmes “Rainhas” de Yasmine Benkirane e ” Um Verão em Boujad ” de Omar Mouldouira, na corrida ao grande prémio (Black Iris Award) na categoria de longa-metragem narrativa, e ” Broken Mirrors ” de Othmane Saadouni e ” Fragments From Heaven ” de Adnane Baraka (documentários de longa-metragem).

O programa inclui, também, uma série de filmes seleccionados para a competição internacional (prémio do público), o grande prémio de melhor curta-metragem, as secções “Spotlight on Jordanian short Films” e “Rendez-vous franco-arabe”, além de master-classes, seminários e encontros-debates com realizadores e profissionais do cinema, segundo a mesma fonte.

O júri da categoria de longas-metragens narrativos inclui o produtor espanhol Andres Vicente Gomez, o actor jordaniano Eyad Nassar e o artista egípcio Bushra Rozza, enquanto o júri de documentários de longa-metragem é formado pela produtora e directora germano-libanesa Monika Borgmann, o editor jordaniano Eyad Hamam e pelo cineasta libanês Nezar Andary.

Os documentários de longa-metragem árabe também concorrem este ano ao prémio FIPRESCI, destinado a promover talentos emergentes na Sétima  Arte. O filme palestiniano “Um fim-de-semana em Gaza”, de Basil Khalil, está agendado para abrir este evento cultural.

Organizado sob a égide da “Jordanian Royal Film Commission”, o Amman International Film Festival é uma vitrina para os primeiros filmes árabes e internacionais. Todas as obras seleccionadas são produzidas em 2022 ou 2023.

Promoção do património

O Ministério da Juventude, Cultura e Comunicação, de Marrocos, anunciou, na quinta-feira, o lançamento de uma plataforma cultural destinada a promover o património, o livro e os festivais culturais marroquinos.

Esta plataforma (www.culture.ma) permite o acesso a conteúdos culturais marroquinos nas áreas do livro, património e música. Ela vem participar do processo de inventariação do património material e imaterial marroquino e a sua apresentação por meio de fotos, cápsulas, vídeos e uma visão geral de cada um dos seus elementos. Trata-se, também, da divulgação dos festivais culturais marroquinos e dos livros disponíveis, refere um comunicado do ministério.

Esta plataforma, dedicada à cultura em Marrocos, reveste-se de grande importância porque promove o acesso à cultura e à publicação de conteúdos multimédia nos domínios das artes, do livro e do património, através de vários vídeos que documentam os festivais culturais, feiras do livro e materiais tangíveis e imateriais património cultural, sublinha a mesma fonte.

Constitui, também, uma biblioteca virtual disponibilizada ao público em geral, que permite apresentar e documentar eventos culturais, potenciar as energias artísticas, promover obras literárias e preservar o património cultural marroquino, acrescenta o ministério.

Além disso, esta plataforma vai permitir a partilha das várias actividades do sector da cultura, de acordo com a mesma abordagem inerente à prossecução dos objectivos de protecção e valorização do património cultural marroquino, indica. Os dados da plataforma vão ser regularmente actualizados e enriquecidos com novos conteúdos, para que cada visita à plataforma seja uma experiência interactiva, com a possibilidade de descobrir novos vídeos sobre património cultural, escritores e artes.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE