RECREATIVO KILAMBA VENCE CARNAVAL DE LUANDA
O bloco Recreativo Kilamba, do distrito urbano do Rangel, foi anunciado, ontem, na Liga Africana, como vencedor do Carnaval de Luanda, com 908 pontos, pelo desempenho no desfile central realizado na segunda-feira, na Marginal da Praia do Bispo.
Pelo triunfo, o grupo arrebatou a quantia de cinco milhões de kwanzas como prémio de primeiro classificado, de acordo com os dados divulgados pelo escrutínio. A gala de premiação dos grupos carnavalescos está marcada para sábado, em local a indicar.
O segundo lugar foi atribuído à União Jovens da Cacimba, com 728 pontos. Como prémio, receberá quatro milhões de kwanzas. O terceiro lugar foi conquistado pelo União Kiela, com 720 pontos. Pelo seu desempenho vai receber a quantia de três milhões de kwanzas. Pela quarta posição, a União Nzinga Mbandi com 719 pontos vai receber dois milhões e o quinto classificado, a União Povo da Quissama, com 698, vai receber um milhão de kwanzas. Na sequência, estão nos lugares abaixo os grupos Amazonas do Prenda, Mundo da Ilha e Sagrada Esperança. Os grupos Etu Mudietu, 10 de Dezembro, Twabixila, União Giza e o 54 foram rebaixados para o segundo escalão da classe B de adultos. Os cinco primeiros da classe B, desta edição, ascendem à “primeira divisão” e vão desfilar na classe A na 45ª edição do Carnaval de Luanda, em 2024.
A agremiação levou à Marginal vários temas, entre os quais sobre a vida e obra da Dona Beatriz Nsimba Vita, a nacionalista e profetisa conhecida como “Kimpa Vita”. A ideia do grupo foi trazer histórias relacionadas com a trajectória desta mulher, como forma de tornar o legado mais conhecido, principalmente entre a nova geração, por ser muito pouco conhecida e divulgada no espaço académico, social e político angolano.
Este ano, o grupo decidiu dar um contributo ao recém-falecido coreógrafo Armando Mavu, que muito contribuiu para o sucesso do grupo nesta edição do Carnaval de Luanda. “Foi o mentor da coreografia, começou, mas infelizmente não está entre nós para a consagração do título. Esta vitória é dedicada a um dos melhores profissionais que merece o nosso reconhecimento”.