Rádio Muzangala

ROYAL PLAZA ACOLHE AMANHÃ GALA DO HERÓI NACIONAL

 ROYAL PLAZA ACOLHE AMANHÃ GALA DO HERÓI NACIONAL

Gala do Herói Nacional

A Banda Movimento, Marimbeiros, Ballet Kilandukilo, Duo Canhoto, Dina Santos, Voto Gonçalves, Gelson Castro, Dom Caetano, Mirol, Selda Portelinha, grupo coral Adoradores de Cristo e a declamadora Luísa Fançony animam, amanhã, a partir das 19h00, a Gala do Herói Nacional, no Royal Plaza, no Talatona, onde estará patente uma exposição colectiva de artes plásticas.

A Gala do Herói Nacional tem como lema “Angolanos de Mãos dadas para o Futuro”, está enquadrada  no leque de actividades culturais que visam celebrar o centenário do nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto. O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, irá presidir à gala.

O director nacional da Cultura,  Euclides da Lomba disse que a mesma se realiza  em torno da realidade, da convicção, da confirmação e da angolanidade centrada na figura de Neto.

“A gala está enquadrada no âmbito das actividades permanentes que o Ministério da Cultura realiza todos os anos e este ano acontece um dia antes do 17 de Setembro, data da celebração do centenário do Herói Nacional”, disse o também porta-voz da actividade.

Na primeira parte, disse, haverá a participação do grupo coral Adoradores de Cristo que entoarão o Hino Nacional e farão uma versão do “Caminho do Mato”. No seguimento, apresentam-se Duo Canhoto e Gelson Castro numa proposta de trova. No final deste momento, a Banda Movimento fará o acompanhamento de Mirol, Dina Santos e Selda Portelinha.

A jornalista Luísa Fançony, ao longo desta actividade, terá a responsabilidade de recitar poemas de Agostinho Neto. Na segunda parte, o Ballet Tradicional Kilandukilu exibirá uma obra de dança e teatro que retrata a vida e obra de Agostinho Neto. No encerramento, Dom Caetano e Voto Gonçalves serão chamados e, mais uma vez, a Banda Movimento fará o suporte instrumental.

Euclides da Lomba realçou que, este ano, Agostinho Neto, André Villas Lobo e Fernando Pessoa são personalidades que foram reconhecidas pela UNESCO, que valorizou as diversas iniciativas com o objectivo de homenagear o primeiro Presidente neste ano do seu centenário, com poesia e música, porque Agostinho Neto, era um homem de cultura, paz, serenidade e arte. Do lado do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, as actividades estender-se-ão até Dezembro deste ano.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE