Rádio Muzangala

TANZÂNIA SUBMETE FILME AOS ÓSCARES 20 ANOS DEPOIS

 TANZÂNIA SUBMETE FILME AOS ÓSCARES 20 ANOS DEPOIS

Vinte anos depois da primeira aparição da Tanzânia nos Óscares, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, com o título Maangamizi: The Ancient One, a primeira longa-metragem africana nomeada para os Prémios da Academia, agora é a vez do filme, Vuta N’kuvute, colocar o país de novo no mapa cinematográfico internacional.

“O futuro do cinema Tanzaniano finalmente está nas nossas mãos. Uma onda de realizadores Swaíli está a crescer todos os dias com orgulho, com inteligência e com ousadia”, escreveu o co-produtor do filme, Amil Shivji, no Instagram.

Vuta N’kuvute, escrito em Swaíli, mas que traduzido à letra em português poderá ter vários significados desde “dura luta”, a “árdua batalha” ou até mesmo a “luta difícil”, surge para o público anglófono com o título “Tug of War”, que também pode ser interpretado de várias maneiras, entre as quais como um “braço de ferro”.

O filme lançado em 2021, já foi reconhecido como o primeiro a ter sido apresentado nos ecrãs do Festival Internacional de Toronto, em Setembro daquele ano.

O elenco é composto maioritariamente por africanos e conta a história de uma jovem mulher natural do Zanzibar com origem indiana, Yasmin, que está para casar e que conhece a meio da noite um jovem soldado revolucionário que luta contra a opressão colonial inglesa, Denge, que também é natural do mesmo lugar.

De acordo com a Africanews, o romance brota num contexto político de revolta contra o domínio e a subjugação do Zanzibar ao império britânico.

Além da submissão de Vuta N’kuvute para a 95.ª edição dos Prémios da Academia, na categoria de Melhor Filme Internacional, também estão representados mais filmes africanos, é o caso da entrada da Argélia, com “Nos Frangins” – Our Brothers em inglês e da entrada do Uganda, com Tembele.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE