Rádio Muzangala

TOP DOS MAIS QUERIDOS: CONHECIDOS OS 170 FINALISTAS

 TOP DOS MAIS QUERIDOS: CONHECIDOS OS 170 FINALISTAS

Top dos Mais Queridos

Os finalistas das fases provinciais do Top dos Mais Queridos, com excepção de Luanda, foram conhecidos neste domingo. O anúncio dos 170 artistas aconteceu no especial programa radiofónico “Manhã de Domingo” do canal principal da Rádio Nacional de Angola.

Durante três horas, as emissoras provinciais entraram em cadeia nacional e anunciaram os dez finalistas, que estiveram em votação deste o dia 13 de Março deste ano. Hoje, começa a segunda fase de votação.

Aníbal da Costa, porta-voz do Top dos Mais Queridos, garantiu que os representantes provinciais serão encontrados até final de Maio, com actividades locais de apresentação pública.

Referiu que os votos são por mensagens e nos programas de entretenimento das emissoras provinciais, como aconteceu na fase anterior.

Ao longo das peças enviadas pelas estações provinciais ficou patente que a disputa entre os concorrentes foi renhida e que a diversidade rítmica dos intervenientes esteve patente, numa demonstração da riqueza cultural de Angola.

Mais uma vez, os artistas, agentes culturais e profissionais das emissoras valorizaram a exposição mediática que este formato do Top dos Mais Queridos proporciona aos músicos que não residem em Luanda.

A consagração dos Picantes do Huambo em 2021 e agora o fenómeno DJ Loló com “Liamba”, com mais de dois milhões de visualizações, são exemplos dados pela organização na importância de votar para o seu artista preferido.

No ano passado, o Top dos Mais Queridos não foi competitivo e teve uma edição especial enquadrada nas comemorações do Centenário do Presidente António Agostinho Neto. Em 2021, Os Pikantes do Huambo venceram a edição deste ano seguidos da dupla Paulo Flores e Yuri e Ti Viné ( Benguela).

Entre os finalistas da edição de 2021 que marcou o regresso da competição mais nacional e inclusiva participaram ainda os seguintes artistas: Rei da Costa (Lunda-sul), Henrique Sozinho (Cabinda), Tuity’s da Cofex (Huíla), First Line (Cunene), Father Black (Lunda-Norte), Mona Mina Capitão (Cuando Cubango), Zebra (Bié), Bruno Lakassi (Namibe), Osvaldo Nicolau (Malanje), Flash Makoma (Cuanza-Sul), Glória Tito (Moxico), Dalas da Silva (Uíge), Kiko Nogueira (Cuanza-Norte), Lock Brow (Bengo) e Wamy da Silva (Zaire).

No dia do anúncio dos dez finalistas das restantes províncias do país, Luanda realizou o arranque da primeira fase, no programa Kialumingo, emitido a partir do Restaurante Detalhes do Luxo, no Cassenda.

Depois de sair dos estúdios centrais da Rádio Nacional de Angola, Aníbal Costa, porta-voz do Top dos Mais Queridos, esteve em conversa com a jornalista Carla Pena para esclarecer aspectos relacionados com o início tardio da eleição na capital. Jojó Gouveia, Acácio e Yara Mosquito foram os artistas que estiveram presentes no programa.

A gala de consagração do vencedor do Top Rádio Luanda, em Março deste ano, diferente das edições anteriores, realizadas em Janeiro, esteve na origem desta alteração.

Ainda de acordo com a mesma fonte, Luanda anunciará os dez finalistas no dia 23 deste mês, numa edição do programa Kialumingo, dentro de duas semanas, no Detalhes de Luxo, de Euridce Nunes, uma amante da música angolana, que se manifestou da seguinte forma a escolha o espaço. “É um privilégio ter o meu espaço como escolha para acolher o Top dos Mais Queridos de Luanda, sinto-me também uma mais querida”.

Euridice Nunes disse ter uma relação com os músicos, de longa data, porque tem realizado ambientes que combinam encontros entre as principais estrelas e amigos, e reconhece que não esperava por esta parceria.

Percurso  histórico do certame

O Top dos Mais Queridos teve a primeira edição em 1982 quando os integrantes do programa “Para Jovem” realizam um concurso para conhecer quais eram os artistas individuais e conjuntos mais apreciados e desta forma nasce o Top dos Mais Queridos, por ocasião do 5 de Outubro.

A iniciativa de João Chagas, Paulo Araújo e Sérgio Carvalho, um trio jovem que apresentou a proposta à Guilherme Mogas e Maria Luísa Fançony, respectivamente, director-geral e directora de programas. Depois é chamado para reforçar a equipe Gilberto Júnior que abraça esta missão em cinco edições consecutivas. O conflito armado, em 1992 forçou a interrupção do concurso que regressou em 2001.

Uma nota importante é que apesar das vantagens da capital, na galeria de vencedores são poucos os naturais de Luanda que conquistaram o troféu do Top dos Mais Queridos: Os Kiezos, Jovens do Prenda, Pedrito, Patrícia Faria, Paulo Flores, e Maya Cool confirmam este facto. Outros vencedores Proletário, José Kafala, Mamborró, Jacinto Tchipa (2), Os Pacíficos da Huila, Moniz de Almeida, Jovem Leão, Euclides da Lomba, Sabino Henda, Bangão, Mig, Matias Damásio, Yuri da Cunha, Yola Semedo, Ary (2), Kiaku Kiadaff e Yanick Afroma.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE