ZECA MORENO DESTACA O IMPORTÂNCIA PELAS LÍNGUAS NACIONAIS
O cantor e compositor Zeca Moreno defendeu, em Luanda, a importância da valorização das línguas nacionais na produção dos trabalhos discográficos, como fonte de preservar a identidade cultural nacional.
O músico mostra-se preocupado com a pouca exploração das línguas nacionais nos projectos discográficos, fundamentalmente produzidos pela nova geração, o que em nada contribui para a preservação da matriz cultural angolana.
As línguas nacionais, disse, servem como factores de identidade de um povo e de uma cultura. Para Zeca Moreno, que apresentou no sábado, na Praça da Independência, e no domingo, na portaria da Rádio Nacional de Angola (RNA), o quinto disco de originais “Tons Entercalados”, a preservação da identidade cultural “passa pela valorização das línguas nacionais como factor identitário”, destacou, acrescentando que “devemos ser os promotores dos nossos costumes sem olhar para a discriminação social”.
O novo disco, afirmou, vai ser apresentado em sessão de venda e assinatura de autógrafos na sexta-feira, na Portaria da Rádio Lobito, em Benguela, sua terra natal, seguindo-se as províncias do Cuanza-Sul, Huambo, Zaire e Uíge.