QUARTA EDIÇÃO DO “AFRICAN IN FILMS” REALIZADA EM PARIS
A quarta edição do “African in films” – Festival Internacional de Cinema e Televisão Africano de Paris (AFSC), acontece de 24 a 31 de Outubro nos Campos Elísios, em França.
Entre os objectivos específicos do festival constam a promoção das profissões cinematográficas entre os africanos, promoção do envolvimento de anunciantes e patrocinadores no âmbito do AFSC, e o incentivo para “networking” de profissionais africanos e afrodescendentes de todas as convicções vinculados à profissão de cineasta.
Vão concorrer filmes na categoria de longas, cujos valores dos prémios variam entre 60 a 100 milhões de euros, e curtas-metragens de ficção, entre um a 30 milhões de euros. Os documentários – em qualquer formato -, séries de televisão (primeiros 3 episódios), e filmes animados, também em qualquer formato.
Durante o festival, vários cineastas vão se juntar para apresentação das melhores produções actuais, com competições em todas as categorias dedicadas. “Estamos empenhados em identificar novos talentos e fazer filmes africanos. O AFSC é um evento cultural emblemático, bem-recebido por profissionais, aguardado por um público curioso e entusiasmado, apoiado por muitos parceiros e personalidades”, disse o delegado-geral, Blaise Pascal Tanguy.
De acordo com o responsável, hoje a existência de inúmeros festivais organizados dentro e fora do continente europeu, para promover filmes de africanos e afrodescendentes, é um passo decisivo para o desenvolvimento de uma verdadeira indústria cinematográfica local.
“Os festivais realizados fora do continente são, nesse aspecto, experiências encorajadoras de uma África que encontra outras culturas, enriquecida pelas contribuições dos afrodescendentes, para o grande ‘rendez vous’ de dar e receber”. E, acrescentou, é de acordo com essa nobre ambição que nasceu o “African in films”.
As inscrições do AFSC encerraram a 31 de Maio e foram totalmente gratuitas. Os filmes foram enviados em formato digital, filmes cujo idioma de filmagem não seja o francês foram legendados em francês no caso de selecção oficial.