BATALHA É RETRATADA EM MOSTRA FOTOGRÁFICA
“O Tempo é um Círculo Plano” é o título da mostra fotográfica da autoria do fotógrafo sul-africano David Brits, a ser inaugurada, hoje, às 18h00, na Galeria Mov’Art, em Luanda, e fica patente até 13 de Novembro deste ano.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o fotógrafo David Brits, a exposição é um conjunto de obras fotográficas para celebrar 34º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalado no passado dia 23 de Março, marco considerado como o Dia da Libertação da África Austral.
A exposição, disse, procura retratar vários acontecimentos, desde que as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) impuseram uma pesada derrota ao exército do regime do apartheid da África do Sul, na fracassada tentativa de tomar pela força das armas a sede do município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango.
O artista referiu que, produziu uma escultura utilizando uma técnica por si desenvolvida, há quatro anos de aperfeiçoamento da sua criação artística, assente na fibra de carbono e alumínio para “criar as fórmulas que incorporam o símbolo do “Ouroboros”, uma palavra derivada do grego, que descreve uma cobra a comer a própria calda”, explicou o artista.
Nos seus trabalhos, David Brits usa a marcação, apagamento e arranhão, incorporando, assim, as complexidades de trabalhar através da sua própria masculinidade que herdou sobre a história na África do Sul, pós-Apartheid.
David Brits é um artista sul-africano do pós-guerra e contemporâneo que nasceu em 1987. Numerosas galerias e museus importantes, como a Glen Carlou Gallery , já mostraram o trabalho de David Brits. O artista já ofereceu várias peças para serem leiloadas. Entre as obras vendidas do artista está “Pulse”, que arrecadou 241 mil dólares, na Russell Kaplan Auctioneers, em 2022.