Chá de gengibre: 9 benefícios e como fazer
O chá de gengibre é rico em substâncias capazes de combater a dor de garganta, resfriados e sintomas de má digestão, como náusea, cólica e vômitos.Além disso, por ser um potente antioxidante e anti-inflamatório, o chá de gengibre também ajuda na prevenção de algumas doenças como câncer, diabetes e obesidade.
Por ter acção diurética e termogénica, o chá de gengibre também auxilia na eliminação do excesso de líquido do organismo e favorece a queima de gordura corporal, contribuindo para o emagrecimento. O chá pode ser preparado com o gengibre fresco ou em pó, e consumido sozinho ou com limão, canela, cúrcuma ou noz moscada, deixando a bebida mais nutritiva e saborosa. No entanto, para se obter os benefícios, o chá de gengibre deve fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada, associada a práticas regulares de atividade física.
Os principais benefícios do chá de gengibre para a saúde incluem:
1. Combater náuseas e vómitos
A ingestão do chá de gengibre tem ação antiemética, melhorando os sintomas de náusea e vómitos, sendo recomendado também para melhorar o apetite e evitar a perda de peso em pessoas em tratamento de quimioterapia.
2. Melhorar a digestão
Por ter potente actividade antioxidante, o chá de gengibre protege e melhora as funções do fígado e do estômago, melhorando a digestão e combatendo os gases intestinais.
3. Promover o emagrecimento
O chá de gengibre tem ação diurética, contribuindo para a eliminação do excesso de líquido corporal. Além disso, a bebida também é termogénica, o que aumenta o gasto calórico e favorece a queima de gordura, promovendo o emagrecimento.
Para ajudar no emagrecimento, é recomendado que o chá de gengibre seja consumido cerca de 3 vezes por dia, devendo fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável e que seja praticada atividade física de forma regular.
4. Evita a diabetes
Por ser rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o chá de gengibre ajuda a melhorar as funções da insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.
5. Prevenir alguns tipos de câncer
Os compostos como gingerol e shogaol tem ação anti-inflamatória e antioxidante, evitando os danos causados pelos radicais livres às células. Com isso, o chá de gengibre previne alguns tipos de câncer, como pâncreas, pele, pulmão, estômago e cólon.
6. Combate inflamações
O chá de gengibre contém compostos anti-inflamatórios, que ajudam a combater problemas como artrites, reumatismo e dores musculares.
7. Trata infecções
Por ter um efeito antimicrobiano, o chá de gengibre é indicado para auxiliar no tratamento caseiro de infecções como gripes, resfriados, dor de garganta e bronquite.
8. Desintoxicar o fígado
Por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de gengibre protege e fortalece o fígado, ajudando a eliminar os radicais livres e outras toxinas, como o metal pesado mercúrio, do organismo.
9. Prevenir doenças cardiovasculares
Os flavonóides presentes no chá de gengibre, melhoram a elasticidade das artérias e a circulação do sangue. Além disso, estes antioxidantes evitam a formação de placas de gordura nos vasos, prevenindo doenças como infarto, aterosclerose, pressão alta e derrame.
Como fazer o chá de gengibre
Ingredientes:
- 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado; Se quiser pode acrescentar canela
- 180 mL de água.
Outra forma de preparar o chá é colocando 1 colher de sopa de gengibre em pó em 1 litro de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida.
Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.