CINEASTA NIGERIANO FEMI ODUGBEM TROCA EXPERIÊNCIA NO CAMÕES

Cineasta nigeriano Femi Odugbem
O cineasta nigeriano e produtor de televisão Femi Odugbem trocou experiência com profissionais de cinema nacional, durante dois dias, quinta e sexta-feira, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, numa iniciativa da DStv Angola.
Segundo a directora para assuntos corporativos da DSTV Angola, Estefânia Sousa, a acção formativa teve como objectivo capacitar os realizadores nacionais em matéria de cinema.
Para Estefânia Sousa, a formação foi uma oportunidade única proporcionada pela DSTV para aprimorar as suas habilidades cinematográficas e elevar o nível das suas produções.
De acordo com a responsável, o seu vasto conhecimento e experiência no mundo do cinema é uma fonte inestimável de aprendizagem para todos os que participaram, bem como a iniciativa reforça o compromisso contínuo da DSTV em enriquecer a produção de conteúdos locais, proporcionando oportunidades que capacitam e elevam o nível da nossa indústria cinematográfica.
No primeiro dia, o auditório Pepetela registou a participação de 35 pessoas ligadas à sétima arte, tendo o cineasta nigeriano aproveitou a ocasião para falar sobre “Cinema Visual e a Narrativa por Trás das Imagens”, assim como incentivou os realizadores a explorar a arte de utilizar elementos visuais para aprimorar a narrativa cinematográfica.
Segundo o realizador nigeriano Femi Odugbem, a composição, iluminação, cor e cinematografia podem cativar o público, evocar emoções e enriquecer a experiência cinematográfica.
Já no segundo dia, com a sala lotada, Femi Odugbemi explorou “A Arte de Apresentar Ideias de Filme”, partilhando os seus conhecimentos sobre criar apresentações convincentes de ideias para a longa-metragem.
Perfil do cineasta
Femi Odugbemi nasceu em Lagos, Sudoeste da Nigéria, em 1963. Projectou a produção de Cinema e TV na Montana State University Bozeman Montana, Estados Unidos (1979-1984). Depois de se formar, trabalhou na Televisão da Nigéria e mais tarde como produtor de cinema e rádio em duas agências de publicidade em Lagos: Lowe-Lintas e McCann-Erickson.
Em 2008, Odugbemi produziu “Tinsel”, uma das séries mais antigas da Nigéria, com mais de 3.500 episódios. No ano de 2013, foi aclamado como “o drama mais seguido e de maior sucesso na TV nigeriana dos últimos tempos”.
Em 2008, produziu “Abobaku”, curta-metragem dirigido por Niji Akanni, e ganhou o Prémio de Melhor curta-metragem no Zuma Film Festival, realizado em 2010, e melhor figurino no África Movie Academy Awards, em Abril de 2010, no Gloryland Cultural Center.
2 Comentários
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?