COMEÇOU A GRAVAÇÃO SOBRE A VIDA E OBRA DE KANGUIMBU ANANÁZ
A recolha de depoimentos do percurso artístico e o dos trabalhos de orientação social de Kanguimbu Ananaz, para a gravação de uma curta-metragem sobre a sua vida e obra, estão a ser rodadas no último fim-de-semana, em Luanda.
O documentário, que terá a co-produção assinada por um estúdio angolano e outro brasileiro, deve reunir testemunhos de académicos, autores e escritores nacionais, assim como de estudantes universitários, num encontro intimista a realizar na residência da escritora, na capital do país.
Membros da Brigada Jovem de Literatura (BJL), associação na qual desempenhou funções por largos anos, familiares e amigos, também, vão tecer comentários sobre os trabalhos desenvolvidos por Kanguimbu Ananaz, naquele que será o lado mais pessoal do filme.
Escritora revelou que a ideia da criação do filme é da Universidade de Playa Ancha (UPLA), da República Chile, com a qual tem colaborado, por pretender reunir material suficiente sobre as suas obras, no geral, por formas a facilitar à sua inserção no mercado literário e académico internacional, particularmente da América Latina.
Kanguimbu Ananaz referiu que será um encontro de afectos sobre os seus largos 23 anos de carreira e aparição em público, nos quais se destacam o seu trabalho no campo literário e de terapia psicológica. Natural do Namibe, Kanguimbu Ananaz é poetisa, membro da União dos Escritores Angolanos, psicóloga, mestre em literatura, em Língua Portuguesa, e docente universitária. É autora dos livros “Seios do Deserto” ,”O Avô Sabalo”, “Soba Kangueia e a Palavra”, “As Férias de Yahula” , “Pétalas Rasgadas” e “O regresso de Kambongue”.