CONHECIDAS AS VENCEDORAS DO PRÉMIO MULHERES DE MÉRITO
As vencedoras do Prémio Nacional Mulheres de Mérito 2022 foram anunciadas terça-feira, em Luanda, em conferência de imprensa orientada pela presidente do corpo de júri, a historiadora Rosa Cruz e Silva.
A médica Arlete Borges venceu na categoria “Mulher e Cidadania”, a funcionária pública Ema Patrícia na “Su-peração”, enquanto para a categoria “Economia Azul” o prémio ficou com Maria Faustina, presidente das mulheres marítimas.
Na vertente “Ambiente e biodiversidade”, venceu Graciete Marta; nas “Artes”, Maria Fernandes; na “Investigação”, Cláudia Fançony Videira; na “Saúde”, a médica ginecologista Francisca Kuya, enquanto que na categoria de “Empreendedorismo” sagrou-se vencedora Nádia Mussungu.
O prémio para categoria “Pescas” foi arrebatado por Rosalina António; “Agricultura familiar” fica com Joaquina Francisco, presidente de uma cooperativa agrícola.
Cada uma das vencedoras será comtemplada com uma menção honrosa, diploma de mérito e uma quantia monetária de um milhão e quinhentos mil kwanzas. A gala para entrega dos prémios será realizada no dia 6 do próximo mês, numa unidade hoteleira de Luanda.
O Prémio Nacional de Mulheres de Mérito visa homenagear e reconhecer, de forma pública, várias mu-heres angolanas que se destacaram num determinado ano, nos diversos domínios do desenvolvimento da sociedade. Com a medida, o Executivo pretende valorizar ainda mais o papel da mulher nos vários domínios.
O prémio, segundo Rosa Cruz e Silva, enquadra-se, também, nas acções inerentes ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2022/2027 que visam a promoção de género e o empoderamento da mu-lher, bem como das acções do Executivo voltadas à plena integração da mulher na vida económica, financeira e profissional. As candidatas – mais de 100 – foram seleccionadas entre os meses de Dezembro do ano passado e Janeiro do ano em curso, tendo sido feita análise aos trabalhos de cada uma.
As mulheres vencedoras obedecem aos requisitos constantes no regulamento do Prémio Nacional Mulher de Mérito, destacando-se o preenchimento integral da ficha de candidatura, entre os mais destacados depoimentos de testemunhas dos trabalhos por elas realizado, autobiografia e síntese de projectos/acções desenvolvidas.
O júri do Prémio Nacional Mulher de Mérito é constituído, além da presidente Rosa Cruz e Silva, por Carlinda Monteiro, Telmo Ricardo, André Victor, Amor Monteiro, Eva Rosa Santos, Nadir Tati e Fernanda René.