FESTIVAL BALUMUKA RENDE HOMENAGEM A MESTRE KITUXI
A segunda edição do festival Balumuka, sob o lema “Celebremos a Nossa Arte, Preservando o Património Cultural Ancestral e a Cidadania Africana – uma homenagem a Mestre Kituxi”, vai decorrer de 24 a 28 de Maio, no Palácio de Ferro, em Luanda
Jorge Henriques Mulumba, cantor, compositor e instrumentista, é um dos ideólogos do Festival Balumuka, focado na chamada música tradicional ou ancestral. No domingo passado, o programa Conversa à Sombra da Mulemba, da Rádio Mais 99.1, anunciou que o fundador do Grupo Kituxi será homenageado pelo projecto cultural Balumuka.
Recordou que foi a 13 de Maio de 1981 que o grupo Kituxi foi fundado no Marçal, referência maior do seu estilo em Luanda. Mulumba, actual líder do grupo, tinha dois anos de idade aquando da fundação. Rodolfo dos Santos “Kituxi”, o fundador, actualmente aposentado, é o único elemento vivo da formação inicial.
De periodicidade anual, o Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana, é um evento dedicado à música de raiz angolana e visa à valorização dos artistas e instrumentos que marcam esta corrente rítmica. O evento é alargado à realização de palestras e oficinas de construção e execução de instrumentos. Na sua primeira edição, realizada no ano passado, o festival rendeu uma homenagem ao jornalista Amaro Fonseca, que se notabilizou na Rádio Luanda com o programa Balumuka (acorda), responsável pela projecção de muitos artistas da música tradicional.