FILME “JÓIA” EXIBIDO NAS FESTAS DO BOCOIO
O filme “Jóia”, que marca a estreia de Micaela Reis como directora executiva foi apresentado no municipio do Bocoio, onde foi rodado este projecto cinematográfico.
A população e a administração local receberam a equipa da Associação Cultural Impacto Criativa “ACIC”, que dirige e que participou em todo o processo do filme.
Em nota de imprensa, a ACIC leva o filme ao Bocoio, “pela visão de extrair o melhor que a terra nos oferece. Chegamos e encontramos as condições ideais para que tudo fosse feito com a a qualidade desejada e fazermos o filme, uma referência muito especial para todos angolanos”.
Foram três dias de uma jornada intensa, em parceria com a Administração do Bocoio, a apresentação do filme “Jóia”, gravado neste município que celebrou 65 anos de existência.
Centenas de pessoas participaram com o olhar bem atento, emocionadas e com rosto estampado de felicidade, as palavras de apreço, agradecimento e incentivo não demoraram a chegar, pedindo para que ACIC voltasse ao Bocoio.
Micaela Reis e a equipa da ACIC, composta por actores e actrizes e pessoal criativo, durante os três dias desenvolveram várias actividades recreativas, interagindo com a população, ofereceram, também, alguns “mimos” como sumos, t-shirts e alimentos.
No dia 27, data do aniversário do município do Bocoio, procedeu-se a entrega de certificado da ACIC ao Administrador, João Samuel Herculano Neto, como forma de reconhecimento pelo apoio prestado e acompanhamento durante a produção cinematográfica realizada no Bocoio.
Micaela Reis, falando com a população, enfatizou que “podemos continuar a celebrar mais” porque o município “tem agora um filme de referência e qualidade que vai circular pelo mundo como forma de revelar o que fizemos de extraordinário cá dentro em Angola”.
No último dia, a comitiva visitou as famílias que acompanharam durante todo o processo de gravações do filme, ofereceram vários artigos, entre alimentos e t-shirts, bem como trocaram várias impressões sobre a vida dos munícipes.
“Foi muito bom confraternizar e durante a despida ficou combinado que a ACIC deveriá voltar para fazer algumas actividades e exibir o filme para as famílias que não tiveram a oportunidade de estar presente na apresentação oficial e participar nas ações promovidas pela ACIC. Continuaremos a partilhar conhecimento para a criação de uma indústria cinematográfica geradora de oportunidades nas mais diversas áreas”.
Projecto cinematográfico
A directora executiva de “Jóia” e mentora da ACIC durante dez dias gravou no Bocoio, município agro-pecuário de Benguela, como realizador teve Jonathan Samukange. O filme foi estreado a 25 de Maio em Luanda e um mês depois na cidade de Benguela.
Depois do Bocoio, o filme vai ser exibido no Namibe e na Huíla. Para este filme, Micaela Reis contou com o apoio da Sonangol e de alguns parceiros que de forma voluntária acreditaram no projecto. A equipa ACIC foi responsável pelo casting dos actores e formação de alguns profissionais que tiveram neste projecto o primeiro emprego.
“Joia” é um drama inspirado numa emocionante história verídica de uma jovem angolana vivenciada num período de conflito armado na província de Benguela, no município de Bocoio, tendo enfrentado diversos perigos para encontrar os pais e irmãs, com coragem, determinação, esperança e amor, sentimentos que a permitiram superar o que parecia impossível de ultrapassar.
A Associação Cultural Impacto Criativo (ACIC) foi criada por Micaela Reis com o objectivo de dar oportunidade aos novos talentos e contribuir para o desenvolvimento da indústria cinematográfica angolana. O foco é impactar através das artes e dar esperança as pessoas.