Rádio Muzangala

FILME SOBRE MIGRANTES SENEGALESES CHEGA AO FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA

 FILME SOBRE MIGRANTES SENEGALESES CHEGA AO FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA

Festival de Cinema de Veneza

Os actores Seydou Sarr e Moustapha Fall são protagonistas do novo drama do cineasta italiano, Matteo Garrone, “Io Capitano”, que narra a odisseia dos migrantes senegaleses até à Europa, no 80.º Festival de Cinema de Veneza, encerrado sábado, último.

O filme fala de dois jovens, Seydou e Moussa, que deixam Dakar para chegar à Europa. A sua odisseia contemporânea leva-os através dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.Para Matteo Garrone foi importante abordar este tema.

“Há anos, décadas, temos visto barcos a chegar ao Mediterrâneo. Às vezes eles salvam as pessoas a bordo, às vezes não”, disse o cineasta, citado pelo Africanews.”Existe o ritual de contagem dos vivos, dos mortos. Com o tempo, acostumamo-nos a imaginar essas pessoas como números e a perder de vista que existe um mundo por trás disso, desejos.”

“E a ideia, na verdade, é de colocar a câmara do outro lado, ou seja, de África. Apontá-la de África para a Europa, tentando dar forma visual a toda aquela parte da viagem que alguém conhece, alguém não conhece, mas que normalmente não tem forma visual no Ocidente, ou seja, toda a parte ligada à viagem por África, o deserto, os campos de detenção na Líbia e depois a primeira parte da viagem no mar”, acrescenta Matteo Garrone.

O filme “Io Capitano” , com a duração de 2 horas e 1 minuto, é inspirado na história da vida real de Mamadou Kouassi, que também colaborou no roteiro e compartilhou com o realizador a história da sua perigosa viagem para a Itália, quando tinha apenas 20 anos.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE