GRUPOS NACIONAIS E ESTRANGEIROS VÃO APRESENTAR NO CAZENGA MAIS DE 25 ESPECTÁCULOS NO FESTIVAL
A 18ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA) arrancou, sexta-feira, no Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART), em Luanda, com uma homenagem ao Grupo Experimental de Teatro, por ter sido um dos pioneiros da arte cénica em Angola no período pós- independência.
GRUPOS NACIONAIS E ESTRANGEIROS VÃO APRESENTAR NO CAZENGA MAIS DE 25 ESPECTÁCULOS DURANTE O FESTIVAL
A 18ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA) arrancou, sexta-feira, no Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART), em Luanda, com uma homenagem ao Grupo Experimental de Teatro, por ter sido um dos pioneiros da arte cénica em Angola no período pós- independência.
O grupo partilhou memórias da sua fase inicial e apresentou uma peça intitulada “Panela de Koka Mbala”, a mesma peça que encenou em alguns palcos nacionais há mais de 40 anos, abrindo deste modo a 18ª edição do FESTECA, que vai decorrer até ao dia 16 do corrente mês.
Na abertura do festival, o vice-governador para o Sector Político e Social de Luanda, Manuel Gonçalves, felicitou todas as instituições envolvidas na realização desta edição do FESTECA e apelou, no final do discurso, para que logo no final de cada actividade se faça uma avaliação para que nas próximas edições não se cometam os mesmos erros, garantindo um trabalho com maior qualidade ano após ano. “Nesse momento já estamos a trabalhar para o orçamento da próxima edição do FESTECA, e esperamos corrigir todos os aspectos que correram mal na preparação desta edição”, disse Manuel Gonçalves.
Para este ano, o festival acontece sob o lema “Juventude, Arte e Cultura na Promoção da Unidade e Intercâmbio Cultural”, e pretende reunir grupos de Angola, Cabo-Verde, Portugal, Brasil e da República do Congo.
Satisfeito com o que viu na abertura, o presidente de honra da Globo Dikulu, Orlando Domingos, responsável pela promoção do evento, disse que espera a mesma energia nos dias subsequentes, tendo formulado um ao público em geral que queira assistir aos vários espectáculos em agenda.
“Ao longo da actividade, o FESTECA vai apresentar 30 espectáculos, dez momentos performativos para os 30 grupos e companhias de teatro que se vão exibir na presente edição do festival”, declarou. Dos elencos seleccionados, disse, destacam-se o Arco Íris, CIª Vela Teatro, Nesca Teatro, Kussassa Mavu, Astros do Cazenga e Nova Cena, todos do município do Cazenga, província de Luanda.
“Da capital do país, vão actuar, também, os grupos Get, Enigma Teatro, Twassakidila, Imbondeiro Teatro, Afro Théâtro, Nossa Coisa, Twiza e Ekuikui II”.
Orlando Domingos explicou ainda que das outras províncias do país vão encenar no palco do Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART) os grupos de teatro Onjiva, Horizonte D´Arte e Luzes ao Palco, da província de Benguela, Filhos D’Angola, de Malanje, do Cuanza Sul a CIª Ineditus Teatro, Picantes Teatro, Filhos da Arte e Nova Lua. De Cabinda participará o grupo Kondo Ikuta, do Bié o grupo Boca de Cena e, por último, da província do Cuando Cubango os grupos de teatro Tuna Hete e Estrelas ao Palco.
Do estrangeiro, Orlando Domingos enumerou que o FESTECA vai receber quatro grupos, nomeadamente Os Buriti, do Brasil, Fladu Flá, de Cabo Verde, JGM, de Portugal e Vova Teâtre da República Democrática do Congo.
De acordo com Joaquim Raul Emilio “Leo”, produtor do festival, a 18ª edição do FESTECA não vai contar com uma gala de premiação dos trabalhos apresentados durante o certame, devendo ser apenas de carácter não competitiva. Por isso, os grupos receberão cada um troféu e certificado de participação.
A promoção da 18ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), é da Acção para o Desenvolvimento Juvenil, Globo Dikulu, e a sua realização é da responsabilidade do Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART).
A actividade conta com o apoio institucional da Administração do Cazenga, do Governo da Província de Luanda, do Ministério da Cultura e Turismo e das parcerias da Alliance Française de Luanda e do Goethe Institut de Angola. O FESTECA, que é membro do Fórum Internacional de Festivais de Teatro da UNESCO, é um certame de periodicidade anual.