JOSÉ LUÍS MENDONÇA LANÇA FÁBULA “AS METAMORFOSES DO ELEFANTE”
O mais recente livro do escritor José Luís Mendonça, intitulado “As Metamorfoses do Elefante”, uma efabulação histórica de Angola do período pós-colonial e actualidade social, já está nas bancas.
O livro, apresentado na sexta-feira, em Luanda, agrupa textos de diversos géneros literários, e sai pela chancela da Mayamba Editora, com 200 páginas. A história vagueia por ilustrações como camaleões, hienas, cabras voadoras, um falcão de asas redondas e um elefante que, com rostos diferentes, representa o poder, num país moldado pela vendeta do 27 de Maio de 1977, cuja herança maior é uma repressão política desumana.
O livro, de acordo com o autor, narra as peripécias que marcaram uma data da história de Angola independente, com base na personificação animal, revelada por sonho. O livro, sublinhou, não é uma reedição da primeira lançada em Portugal, mas o mesmo, uma vez que os leitores angolanos exigiam. A obra “é uma criação de fábulas que revela a história da Angola pós-colonial, passando pela independência até aos dias actuais da grande pandemia que, neste romance curto, adquire o título jocoso de ‘Surriso’, ou seja, surto de riso”, disse o autor do livro com sete capítulos, que em cada um destes corresponde a um sonho do personagem principal, sendo a narrativa uma mistura que vai da ficção ao jornalismo.
José Luís Mendonça nasceu em 1955, no Golungo Alto, província do Cuanza-Norte. É vencedor do Prémio Sagrada Esperança, Jogos Florais do Caxinde, Angola Trinta Anos, bem como do Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura.Em 2018, após ter abandonado a União dos Escritores Angolanos e a Academia Angolana de Letras, refundou o Movimento dos Novos Intelectuais de Angola, de 1948, pelo resgate do legado dos precursores da Literatura Angolana. Em 2021, venceu o Prémio SADC de Jornalismo, na categoria de Imprensa.