Rádio Muzangala

JOVENS ARTISTAS PLÁSTICOS ANGOLANOA PINTAM NETO E HERÓIS AFRO-AMERICANOS

 JOVENS ARTISTAS PLÁSTICOS ANGOLANOA PINTAM NETO E HERÓIS AFRO-AMERICANOS

Projecto Resiliart Angola

Agostinho Neto, Amiri Baraka e Donald Milford Payne foram as personalidades históricas pintadas ao vivo pelos artistas do Projecto Resiliart Angola e o americano Jakada Khalfani, para celebrar o Dia do Herói Nacional, 17 de Setembro, uma actividade cultural que aconteceu domingo, na Galeria Resiliart Angola, localizada no Shopping Fortaleza.

O evento contou com a presença de altas figuras das artes criativas do país, a convite de Marcos Agostinho, director do Resiliart, e  presenças internacionais vindas dos Estados Unidos, como é o caso de Michelle Truvillion, directora de Cultura e Artes da cidade de Newark, e do actor de cinema e televisão norte-americano Tobias Truvillion.

O americano Jakada Khalfani, artista Resiliart recém graduado, está em Angola, pela primeira vez, a realizar pesquisas com os artistas angolanos Danick Bumba e Rafa Mal, pintando as obras ao vivo.

Os artistas do lado angolano pintaram Agostinho Neto, nacionalista que a 11 de Novembro de 1975 proclamou a Independência de Angola, e Herói Nacional. Do lado americano Amiri Baraka, poeta, escritor, dramaturgo, critico musical, activista do movimento negro e um dos percursores do spoken word e Donald Milford, o primeiro afro-americano a representar Nova Jersey no Congresso, político ligado ao Partido Democrático e um activista civil junto as comunidades negras.

Os americanos estão de visita a Angola a convite da American Schools of Angola, para preparar a ida de uma delegação angolana à exposição na cidade de Newark, com 50 obras de artes feitas em Angola, por vários artistas em residências Resiliart. Existe uma forte relação entre o projecto e as autoridades da cidade de Newark, do estado de New Jersey.

Por exemplo, em  Fevereiro deste ano, mês em que os Estados Unidos celebram a história afro-americana, conhecida como Black Month,  a cidade de Newark e a curadoria do Museu de Artes escolheram os trabalhos dos artistas do Resiliart Angola para representar a arte africana.

Tobias Truvilion é conhecido pelos seus grandes papéis em dezenas de filmes e séries do mundo cinematográfico americano, que participou em filmes como Empire (2016–17) e In Contempt (2018). Ao longo da existência do Resilart, artistas e cidadãos americanos vêm ao país realizar residências artísticas e participar em actividades cívicas.

O director do Resiliart Angola, Marcos Agostinho, em Janeiro deste ano esteve em visita aos Estados Unidos para reforçar e estabelecer novas parcerias, assim como preparar uma digressão de artistas do projecto.

O Resiliart Angola tem realizado residência de artes visuais e outras vertentes artísticas onde disponibiliza estruturas interdisciplinares que possibilitem a pesquisa e o desenvolvimento de obras artísticas. O projecto Resiliart Angola visa enaltecer e impulsionar artistas angolanos e internacionais das artes criativas e não só.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE