LONGA-METRAGEM “MWANA NKETO” VENCE FESTIVAL ANGOLA MOVE
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, apelou, sábado, em Luanda, ao Ministério da Cultura e Turismo a prestar maior atenção ao sector do cinema e audiovisual, para que as produções nacionais sejam valorizadas primeiro no país, ao contrário do que tem ocorrido nos últimos anos.
O apelo surgiu no decorrer da gala da segunda edição do Festival Unitel Angola Move, realizada em Luanda, presenciada pelo titular da pasta da Cultura e Turismo, Filipe Zau, em que se sagrou vencedor o filme “Mwana Nketo”, de Satanha Cinéfilo, na categoria de longa-metragem, com direito ao prémio de 10 milhões de kwanzas.
Ana Dias Lourenço encorajou, por outro lado, os empresários nacionais para darem mais apoios aos realizadores e produtores que dão provas de trabalhos cinematográficos, para o alavancar da indústria cinematográfica nacional. “Esses jovens, realizadores, actores e técnicos, já deram provas que são capazes e detêm muita criatividade”, disse a Primeira-Dama da República, no momento em que subiu ao palco para anunciar o filme vencedor na categoria de longa-metragem.
A gala, transmitida pela Televisão Pública de Angola, decorreu durante duas horas, e teve animação cultural de bailarinos e cantores em palco, como Yola Semedo e C4 Pedro.
O filme “Kwando”, do realizador Kerllem Costa, venceu na categoria de documentário e “Lola & Mami – um fragmento de Amor”, de de Resem Verkrom, venceu na categoria de curta-metragem, cada um com o prémio de 5 milhões de kwanzas.
O prémio de Melhor Actor ficou com Lévis Tvekelekwa, protagonista do filme “Mwana Nketo”, Cláudia Púkuta arrebatou o de Melhor Actriz, pelo filme “Nossa Senhora da Loja do Chinês”, ambos com direito a um milhão de kwanza, e Kerllen Costa que levou um milhão e 500 mil kwanzas, pelo prémio de Melhor realizador, por concorrer com o documentário produzido pela National Geographic.
A actriz Vanda Pedro foi a figura homenageada, na categoria Prémio Reconhecimento, em Teatro. A actriz, que se notabilizou no seriado Conversas no Quintal, da TPA, recebeu dois milhões de kwanzas.
Neste segunda edição, sagraram-se vencedores na categoria “Mídia Digital Audiovisual”, os trabalhos de Sarchel Necesio (Platina Line), para o formato “YouTube”, com direito a dois milhões de kwanzas, Fly Skuad (Fly Podcast com Nagrelha “O Estado Maior do Kuduro”), para o formato PodCast, e RRPL (RRPL “Brazzha VS Valdemar”) para Vídeo de Entretenimento, os dois últimos cada um milhão de kwanzas.
Os vídeos no formato “YouTube” foram avaliados pela quantidade de subscrições, enquanto os vídeos no formato, Melhor Entretenimento e Melhor Pod Cast foram avaliados pela quantidade de visualizações, sem quaisquer intervenções do júri, em cumprimento com os parâmetros do regulamento do Festival Unitel Angola Move.
A porta-voz e membro do júri, a radialista Carla Castro, ao proceder a leitura do relatório do corpo do júri, referiu que 15 filmes chegaram à fase final do concurso, sendo cinco obras em cada uma das três categorias cinematográficas, designadamente documentário, curta e longa-metragem.
Essas obras, adiantou o membro do júri, foram submetidas em duas fases de votação, de acordo com a alínea “E” do regulamento, em que a primeira fase da votação foi feita pelos membros do júri, numa pontuação máxima equivalente a 50 por cento, e a segunda fase da votação da responsabilidade dos telespectadores (do público), que votaram por meio de mensagens telefónicas (SMS), até às 23 horas, do dia 6 deste mês.
Adiantou que o Festival Unitel Angola Move adicionou, nesta segunda edição, as seguintes sub-categorias: Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Actriz, cuja votação dependeu do público telespectador, por mensagens telefónicas (SMS).