Rádio Muzangala

MOVART VAI PARTICIPAR NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE EM LONDRES

 MOVART VAI PARTICIPAR NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE EM LONDRES

Galeria Movart

A galeria Movart foi seleccionada mais uma vez para participar na 1-54 London, numa feira internacional de arte contemporânea centrada na arte de África e da sua diáspora, que decorre de 12 a 15 deste mês, na Somerset House, em Londres.

Para a edição deste ano, Movart expõe as obras de Alice Marcelino, Àsìkò e Mário Macilau para construir uma narrativa onde a identidade africana se torna o catalisador de um diálogo que parte da experiência do eu e acaba por gerar um retrato rico e diversificado das questões que afectam a migração, a mobilidade cultural e a hibridação através da lente da própria experiência de vida, a três vozes.

Assim, a artista plástica Alice Marcelino, nascida em Luanda, apresenta algumas peças da sua série “Kindumba” (que significa “o meu cabelo”), que pretende falar ao conceito eurocêntrico de beleza, desconstruindo as narrativas que impedem activamente os membros da comunidade negra de se verem representados nos media.

Para além de não se enquadrar no padrão de beleza ocidental e de estar sub-represen- tado, o cabelo negro é frequentemente julgado de forma depreciativa nas suas várias manifestações no contexto quotidiano e profissional numa maioria de mulheres. O conceito de retrato também desempenha aqui um papel crucial, porque só confrontando a presença é que podemos reflectir sobre as ausências sistemáticas e o perigo que elas representam.

Em “Manifested Masquerade”, o fotógrafo conceptual Àsìkò mostra uma exploração emocional, cultural e espiritual dos pontos de encontro e de fricção entre a sua cidadania britânica e a sua origem nigeriana, através da utilização da iconografia da máscara cultural Yoruba do Egun, num intercâmbio de estéticas e espaços entre o Reino Unido e África que, num sentido mais amplo, aprofunda a transformação deste artefacto sagrado e cultural numa perspectiva diaspórica.

Entretanto, o artista multidisciplinar e activista Mário Macilau, considerado uma das figuras-chave da nova geração de artistas moçambicanos, apresenta “Faith”, um documento fotográfico inspirado na prática do “animismo” no Moçambique contemporâneo, que deriva de religiões tradicionais em que os seus membros acreditam na existência de espíritos individuais que habitam objectos e fenómenos naturais. Neste compromisso fotográfico com o fenómeno contraditório da fé, o que está em jogo é menos uma questão de fé em si, e mais uma questão de como ela pode realmente ser um veículo para indagar o próprio conceito de viver.

Três galerias de Portugal e Angola na feira AKAA este mês em Paris

Três galerias de Portugal a Perve e Angola as Movart e This Is Not a White Cube,  participam na 8ª feira de arte e design AKAA — Also Known As África, que acontece este mês em Paris.

Entre as 37 galerias que participam este ano na AKAA, a decorrer entre 20 e 22 deste mês, estão a Perve, situada em Lisboa, e a Movart e a This is Not a White Cube, com espaços em Lisboa e Luanda, segundo informação disponível no ‘site’ oficial da feira. A galeria Movart, fundada em Luanda, Angola, em 2017, com espaço também em Lisboa desde 2020, é um projecto de Janire Bilbao que tem vindo a estar presente em feiras de arte em Madrid, Paris, Londres, Nova Iorque e Miami.

Actualmente, em Luanda, dedica-se sobretudo a apoiar projectos de residências de artistas para a descoberta de novos talentos, enquanto em Lisboa promove exposições que sirvam para introduzir novos nomes no mercado da arte.

Nesta edição da AKAA apresenta obras do luso-cabo-verdiano Fidel Évora, da angolana Keyezua, do moçambicano Mário Macilau e do são-tomense Kwame Sousa.

A This is Not a White Cube é outra galeria nascida em Luanda, também com espaço em Lisboa, que trabalha habitualmente com artistas emergentes e já estabelecidos, e cujo programa de actividades se concentra em discussões associadas ao continente africano e a sua diáspora, mas não exclusivamente à criação artística lusófona.

No certame de arte e design vai apresentar obras do artista brasileiro, radicado em Portugal, Cássio Markowski.

A Perve Galeria, situada no centro histórico de Lisboa, apresenta exposições de arte moderna e contemporânea desde 2000, desenvolvendo projectos artísticos, culturais e tecnológicos, nacionais e internacionais, dando ênfase a artistas oriundos dos países de língua oficial portuguesa.

A Perve irá mostrar na feira trabalhos dos moçambicanos Ernesto Shikahani, Reinata Sadimba e Teresa Roza D’Oliveira e da dupla de escritores José Eduardo Agualusa, de Angola, e Valter Hugo Mãe, de Portugal, nascido em Angola.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE