MUMPASI MESU EXPÕE “A ESSÊNCIA AFRICANA” NO BRASIL
“A Essência Africana” é a mais recente exposição individual do artista plástico Mumpasi Meso, a ser inaugurada na quarta-feira, na cidade de São Paulo, Brasil, sob curadoria da galeria Virgínia Sê e crítica de Enock Sacramento, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte.
No total, o artista angolano apresenta 13 obras em pintura, das quais 5 quadros em que aplica a colagem de papel sobre tela e mais 8 obras que resultam do pano africano sobre tela.
Mumpasi Meso é conhecido pela sua marca artística que procura explorar a técnica do mosaico, que define por “teclado cósmico”, e nesta exposição no Brasil garante que não será diferente.
Em “A Essência Africana”, o artista pinta as similaridades dos hábitos culturais de alguns povos africanos e brasileiros. Mumpaisi Meso tem se apresentando à classe artística nos últimos anos, não sendo esta a primeira vez que Mumpasi Meso expõe os seus trabalhos neste país da CPLP. Por isso, essas obras resultam da observação directa do artista e foram todas pintadas durante a sua estadia na cidade de São Paulo.
“A exposição aborda aquilo que caracteriza a cultura africana e a cultura afro-brasileira, e o conjunto de conhecimentos, crenças, valores e costumes dos povos que habitam o continente africano e que têm reflexo igual no Brasil. Por exemplo, na música, na dança e outras manifestações culturais que caíram no gosto de todo o mundo”, aponta o artista.