PRÉMIO DE LITERATURA “VIRIATO DA CRUZ” LANÇADO NO CUANZA-SUL
A cidade de Porto-Amboim, na província do Cuanza-Sul, testemunhou, na passada quinta-feira, o lançamento do Prémio Provincial de Literatura “Viriato da Cruz”, em homenagem ao nacionalista homónimo, nascido naquela cidade, em 1928.
O institucionalização do prémio, na província do Cuanza-Sul, abre um espaço para motivar a criatividade em artes literárias, no seio dos jovens, e o seu lançamento enquadra-se na jornada comemorativa do 11 de Novembro.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Francisco Ernesto Ventura, considerou a institucionalização do prémio um tributo merecido ao génio criador e literário de Viriato da Cruz. “O lançamento do prémio literário ‘Viriato da Cruz’, traduz aos escritores locais um incentivo criador, mas também imortalizar os feitos de Viriato da Cruz na arena literária de Angola”, disse.
O responsável pela Cultura, Turismo, Juventude e Desportos anunciou que o prémio literário visa promover a criatividade dos escritores no Cuanza-Sul, divulgar as obras literárias e estimular a escrita e criação literária.
A valorização dos escritores e investigadores na província, descobrir novos e desconhecidos valores literários, são outros objectivos preconizados pelo prémio literário.
Francisco Ernesto Ventura fez saber que o regulamento do prémio estabelece a premiação da Gala, uma vez por ano, tendo sublinhado que em Novembro de 2023, a província vai conhecer o primeiro vencedor da gala de premiação.
O responsável lançou um apelo aos escritores a se interessarem pela escrita, para que possam concorrer nas futuras galas.
O prémio vai ser suportado por uma parceria público-privada e outros patrocinadores. As obras concorrentes devem ser em prosa, poesia e outros géneros, cujas candidaturas vão ser entregues pelos concorrentes nas direcções municipais da Cultura, bem como no Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.