Rádio Muzangala

UNIÃO RECREATIVO DO KILAMBA DISTINGUIDO NA GALERIA DE SEMBA

 UNIÃO RECREATIVO DO KILAMBA DISTINGUIDO NA GALERIA DE SEMBA

União Recreativo Kilamba

O grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba foi homenageado pela Galeria do Semba, pelo seu contributo na cultura e manifestações artísticas angolanas, tendo o comandante da agremiação, Poly Rocha, recebido um certificado e um quadro das mãos do carnavalesco Roldão Ferreira.

O evento, realizado na quarta-feira, serviu para celebrar o dia da Independência Nacional e no âmbito das actividades que visam elevar a cultura na comunidade do Nelito Soares.

Os integrantes do grupo carnavalesco agradeceram o reconhecimento daquele espaço cultural, que é vizinho da sede provisória do grupo carnavalesco, ambos têm como parceiros o Centro Recreativo e Cultural Kilamba.

O União Recreativo Kilamba existe há sete anos e apesar do seu pouco tempo de existência tem na sua galeria os seguintes troféus: Vencedor da Classe A, em 2018 e 2019, segundo lugar em 2017, ano que se estreou nesta categoria e terceiro lugar em 2020. Na Classe B foi vencedor em 2016, depois de conquistar a liguilha para o acesso em 2015.

O União Recreativo Kilamba foi criado no dia 27 de Julho de 2015 em homenagem ao patrono do bairro, onde estão sediados, Nelito Soares, e dentre os parceiros está o Centro Recreativo e Cultural Kilamba. O grupo está focado na formação para  a áreas diversas do Carnaval realizando várias oficinas. No âmbito do Procultura-Diversidade, o grupo recebeu um financiamento da União Europa.

Na senda das actividades focadas para as comemorações do 11 de Novembro aconteceu na Galeria do Semba uma edição do programa Kialumingo da Rádio Luanda com as presenças dos artistas: Santocas, Mirol e Voto Gonçalves que abordaram a música no processo que culminou com a Independência Nacional.

A Galeria do Semba é um espaço museológico focado para a memória dos diferentes estilos da música e ritmos nacionais e tem como aposta a transformação de espaço de pesquisa, debates  e   actividades paralelas em torno da cultura angolana. Na sua concepção foram determinantes os trabalhos de Jomo Fortunato e Carlos Lamartine.

Após a inauguração, 25 de Janeiro de 2020, Rosa Roque dirigiu o espaço que fecha com as restrições impostas pela Covid. Neste  primeiro trimestre deste ano que DJ Manya e Dom Caetano passam a gerir o espaço, as homenagens à Elias Dya Kimuezo, Xabanu, Tunicha Miranda, lançamentos de livros e o projecto “Há um  Semba, em Cada Canto”, visitas de turistas e de estudantes, assim como pesquisadores nacionais marcam esta nova fase.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE