Rádio Muzangala

DISTRITO URBANO DO RANGEL COMEMORA 41º ANIVERSÁRIO

 DISTRITO URBANO DO RANGEL COMEMORA 41º ANIVERSÁRIO

O conjunto Os Kiezos, o grupo de teatro Twabixila e o grupo de dança Diassomana foram as atracções, na última sexta-feira, na actividade cultural comemorativa aos 41 anos do Distrito Urbano do Rangel, realizada no Centro Recreativo e Cultural Kilamba.

O evento ficou marcado pelas três horas de atraso e as homenagens às personalidades ligadas à cultura e à vida do Rangel, a título póstumo, nomeadamente Marito dos Kiezos, Inó Gonçalves, do agrupamento Kituxi, Lomelito Batalha (promotor cultural) e Francisco Naval (ex-administrador e dinamizador cultural). A Fundação Dr. António Agostinho Neto e OCHUA, uma Organização Não Governamental que actua fundamentalmente na comunidade, também foram homenageadas.

A administradora do Distrito do Rangel, Nádia Neto, justificou o encerramento das jornadas de celebração com um acto cultural porque “o nosso distrito é rico em cultura e local onde surgiram muitos cantores, escritores, actores e outros artistas. Tivemos o Cine Ngola, uma referência na divulgação da música angolana. Podemos considerar que o Rangel é o berço da cultura de Angola e não esquecer que foi aqui no edifício da Dona Amália que foi recebida a delegação do Presidente Agostinho Neto, quando regressou em 1975”.

Nádia Neto, antes de dirigir-se aos munícipes do Rangel, fez uma visita guiada à Galeria do Semba, acompanhada pelos colegas que ocupam outras administrações na Cidade de Luanda, membros da sua equipe e convidados. No final da visita realçou a importância do espaço e falou do simbolismo da realização no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, que é um espaço de divulgação da música angolana, que está localizado no Rangel.

O quotidiano do Rangel foi encenado pelo grupo Twabixila, com uma proposta onde a reflexão para a mudança de atitudes foi evidenciada em palco.

A história e depoimentos sobre o Rangel tiveram o contributo de Romão Fontes Pereira e Zito Bartolomeu, em representação dos munícipes. Ao longo das intervenções falaram do contributo prestado nos mais variados sectores, pelos filhos deste distrito e de famílias históricas com destaque para Rangel e Marçal.

A parte final foi reservada à dança, poesia e música, com o grupo de Dança Diassomana, com uma proposta recreativa, Ângelo Reis, o Poeta dos Pés Descalços, que declamou poemas de Neto e cantou. O Conjunto Os Kiezos encerrou a festa com os seus principais sucessos e com a “varredura” dada ao salão provou que quer perpetuar o legado dos fundadores do conjunto. A administradora agradeceu pela participação pouco tempo depois da perda de Marito.

O 23 de Setembro é o dia do Distrito Urbano do Rangel, porque foi nesta data em 1981, que o Rangel foi elevado à categoria de município. Tem na sua constituição os seguintes bairros Terra Nova, Rangel, Marçal, Vila Alice, Bairro Indígena, Precol, Zangado, Nelito Soares, Comissão do Rangel, CTT, Saiotes e Blocos dos Congolenses.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE