44 GRUPOS CARNAVALESCO INSCRITOS PARA O DESFILE PROVINCIAL NO UÍGE
Um total de 44 Grupos carnavalescos vai participar no desfile do Carnaval, edição 2023, da província do Uíge, a ter lugar no dia 21 deste mês, segundo Glória Manuela Cadete, uma responsável do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Glória Manuela Cadete disse que constam entre os inscritos 27 grupos da classe de adulto e 17 do escalão infantil, que se encontram presentemente a ensaiar para o assalto final ao Carnaval, que vai decorrer na cidade do Uíge, enquanto continua o processo de inscrições para possíveis grupos atrasados, tendo vaticinado que esta edição vai ser muito competitiva.
Os ensaios estão a decorrer nas sedes dos grupos concorrentes, tendo havido encontros com os seus responsáveis na perspectiva de que o desfile final seja realizado com êxito, disse a especialista da direcção da Cultura que acompanha a preparação.
De acordo com os regulamentos, disse, cada grupo deve ter acima de 70 integrantes, que vão desfilar desde o largo do Governo até ao Palácio da Justiça. Dos elementos principais a serem avaliados pelo júri constam a música, indumentária e coreografia. Neste edição, a organização vai prestar homenagem a um grupo local que se destacou em edições passadas, cujo nome não foi revelado.
Glória Manuela Cadete disse ainda que os municípios vão realizar os seus desfiles, de onde sairão os concorrentes ao desfile central, a serem eleitos entre os dias 17 e 19 deste mês, tendo confirmado a presença de grupos de 12 municípios na festa do Carnaval, na cidade do Uíge. O município do Uíge, até ao momento, tem mais grupos inscritos, informou, sem no entanto precisar o número.
A responsável realçou que os grupos provenientes dos municípios distantes, em relação à cidade do Uíge, como o Bembe, Maquela do Zombo e Milunga Cangola deverão chegar na sede provincial, na véspera do desfile central.
Para a presente edição, o valor dos prémios ainda não foi definido. “Estamos à espera do apoio do Ministério da Cultura e Turismo e do governo local de forma a fazer o balanço de quanto vamos atribuir como prémios para os vencedores”.
No ano passado, devido a pandemia da Covid 19, a província realizou apenas uma edição especial que contou com a participação de três grupos, que simbolicamente desfilaram em algumas artérias da cidade do Uíge.