Rádio Muzangala

ALEXANDRA LUCAS COELHO VENCE PRÉMIO OCEANOS

 ALEXANDRA LUCAS COELHO VENCE PRÉMIO OCEANOS

“Líbano Labirinto” da escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho

O livro “Líbano Labirinto” da escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho venceu a 19ª edição do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, criado no Brasil e que anualmente distingue obras publicadas em língua portuguesa.

Foi a primeira vez que um livro de não-ficção foi escolhido para o prémio máximo pelo júri da fase final, que também distinguiu os romances “Museu da Revolução”, do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, e “O som do rugido da onça”, da brasileira Micheliny Verunschk, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O curador do Oceanos para o Brasil, Manuel da Costa Pinto, sublinhou que Alexandra Lucas Coelho, em “Líbano Labirinto”, usa a crónica para alinhavar histórias individuais e colectivas no Líbano, um país tão ancestral quanto sacrificado por conflitos.

Com cerca de 500 páginas e 350 fotografias a cores, “Líbano, Labirinto”, lançado em 2021 em Portugal pela editora Caminho, centra-se nos dois grandes acontecimentos que mudaram a vida recente do Líbano: a revolução de 2019, em plena derrocada económica, e a explosão de 2020, no porto de Beirute, uma das maiores detonações não atómicas de que há registo no planeta. Alexandra Lucas Coelho tem 14 livros publicados, entre romances, obras de não-ficção e infanto-juvenis.

Estudou Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, Teatro no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (IFICT), e “Portugal Islâmico e o Mediterrâneo” no Centro Arqueológico de Mértola.

Concorreram à edição de 2022 do Prémio Oceanos 2.452 obras escritas por autores de 17 diferentes nacionalidades e publicadas em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Participaram no júri final, que leu e avaliou os 10 livros finalistas para escolher os três vencedores, os professores, escritores, ensaístas, curadores, críticos e jornalistas Cristhiano Aguiar, Guilherme Gontijo Flores, Joselia Aguiar e Júlia de Carvalho Hansen, do Brasil, o moçambicano Artur Bernardo Minzo, e as portuguesas Ana Cristina Leonardo e Helena Vasconcelos.

O valor total do prémio é de cerca de 45,3 mil euros, sendo 21,8 mil euros destinados ao vencedor do primeiro lugar, 14,5 mil euros para o segundo e nove mil euros para o terceiro.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE