ARTISTA PLÁSTICO ETONA CONSTRÓI CENTRO INTERCULTURAL DE ARTES PLÁSTICAS EM LUANDA
O artista plástico António Tomás Ana, conhecido como Etona, está empenhado na construção de um Centro Intercultural de Artes Plásticas no município de Cacuaco, em Luanda, como parte das novas políticas culturais do seu projecto social e artístico.
Etona, antigo secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), revelou ao Jornal de Angola que o Centro Intercultural de Artes Plásticas está em fase avançada de construção, com 90% de execução física. O espaço multifuncional substituirá a galeria que Etona mantinha na Chicala I e será destinado a eventos internacionais, exposições de artes plásticas, seminários e formação de criadores de diversas disciplinas.
O projeto, que inicialmente estava previsto para ser desenvolvido na UNAP, ganhou impulso após conselhos da esposa do falecido mestre Vitex, madrinha de Etona. O artista destacou a importância de priorizar seus próprios projetos culturais para evitar problemas futuros, como os enfrentados após a morte de Vitex.
Etona recentemente recebeu reconhecimento do MPLA, através do projeto “Heróis da Canção Revolucionária”, por sua contribuição para a cultura nacional. Ele produziu uma obra de arte oferecida à figura emblemática da música angolana, Matadidi Mário Bwana Kitoco, durante uma homenagem realizada no Centro de Conferências de Belas.
Além disso, Etona expressou preocupação com o estado atual das artes plásticas em Angola, citando baixa produção, invasão de artistas sem credibilidade e falta de espaços adequados para exposições. Ele enfatizou a importância dos governantes visitarem os ateliês dos artistas para compreenderem melhor a realidade da produção artística no país.