ARTISTAS MOÇAMBICANOS EXALTAM AS ARTES PLÁSTICAS EM ANGOLA

 ARTISTAS MOÇAMBICANOS EXALTAM AS ARTES PLÁSTICAS EM ANGOLA

“Kina Muta Kina”

Vários artistas moçambicanos visitaram, na sexta-feira, as exposições “Kina Muta Kina”, patente no museu nacional de história natural, e “Angola Kiesse-tons e cores”, no palácio de Ferro.

Em visita a Angola no âmbito do projecto cultural Ideias Dinâmicas, o grupo de artistas moçambicanos, constituído por escultores, ceramistas e pintores, elogiou o rumo das artes plásticas angolanas, em particular a matriarca das artes moçambicanas, a renomada ceramista Reinata Sadimba, que manifestou estar emocionada pelo labor das obras.

Conduzidos pelos anfitriões, o artista plástico Álvaro Macieira e o curador Kabudy Eli, os moçambicanos receberam explicações detalhadas sobre os artistas e o motivo da exposição, explicando o significado de algumas das obras, com destaque para “Bem-vindo à minha Vida”, do artista plástico Tozé, e “Do pó viemos e ao pó voltaremos”, de Albino da Conceição.

A visita à exposição colectiva “Kina Muta – Muta Kina” durou cerca de 50 minutos, tendo os artistas moçambicanos contemplado 75 obras de 50 artistas angolanos da colecção particular de Álvaro Macieira, reunida ao longo de 30 anos, inaugurada em Fevereiro deste ano.

Após explorar a exposição no Museu de História Natural, o grupo de artistas moçambicanos, num total de cinco, rumou para o Palácio de Ferro, onde foi recebido por uma bem conseguida actuação do grupo tradicional Tchavala, como sinal de boas-vindas. Na exposição “Angola Kiesse – Tons e Cores”, patente desde Abril deste ano, o artista Álvaro Macieira começou a visita explicando os contornos da instalação “África Mitológica”, parte fundamental desta exposição, que tem a curadoria de Marisa Kingica, Oivando Carlos e Oksanna Dias.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE