ARTISTAS PLÁSTICOS ANGOLANOS RECEBEM CARTEIRA PROFISSIONAL
A Comissão de Carteira Profissional do Artista (CCPA) procedeu a entrega das primeiras carteiras aos artistas membros da União Nacional de Artista Plástico (UNAP), na véspera de mais aniversário da instituição cultural, comemorado no sábado.
Na cerimónia realizada na sede da UNAP, em Luanda, a Comissão de Carteira Profissional do Artista concedeu a entrega do documento aos artistas plásticos mais destacados membros da instituição, nomeadamente Álvaro Macieira, Albino Conceição, Ana Suzana David, António Gomes Gonga e António Tomás Ana.
Foram também contemplados com a carteira profissional do artista António José Aguiar Andrade, Fernandes de Carvalho, Filipe Artur Vidal, Jacinto Coutinho João, João Domingos Mabuaca, Josefina Manzaila Emmanuel, Mpanda Kiala Manuel, Maria Clara Monteiro dos Santos, Marcela Martins da Costa, Moisés Adão António, Mpambukidi Nlunfindi, Pedro Yaba e Pedro da Conceição Felipe André.
Segundo o Presidente da CCPA, Maneco Vieira Dias, a atribuição da carteira é uma luta árdua dos artistas, que felizmente o Governo percebeu que os criadores também são profissionais.
“Para conseguirmos chegar até aqui, foi necessário percorrermos um grande caminho e foi necessário termos o respaldo legal do Estado e isso só foi possível há cerca de seis meses, para distinguirmos a valorização dos artistas”, disse Maneco Vieira Dias.
O artista plástico “Etona” enalteceu o momento e a realização histórica da obtenção da carteira profissional, que servirá como incentivo para um trabalho árduo e com maior responsabilidade.
A UNAP é uma instituição sem fins lucrativos e de natureza cultural, que trabalha em prol das artes plásticas no país. Foi fundada a 8 de Outubro de 1977.