BENEFÍCIO DO CHÁ DE HIBISCO PARA A SAÚDE
A fama que o chá de hibisco tem conquistado nos últimos anos não é à toa, pois essa bebida é cheia de propriedades terapêuticas interessantes para o nosso organismo.
1. Favorecimento da perda de peso
O chá de hibisco contém substâncias chamadas antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a evitar o acúmulo de gordura. Isso acontece porque essas substâncias diminuem o processo de produção das células adiposas. Além disso, esse chá tem a capacidade de bloquear a enzima amilase, que faz a conversão do amido em açúcar. Dessa forma, se for tomado depois das refeições, o chá de hibisco contribui para a diminuição da absorção dos carboidratos, que posteriormente se transformariam em gordura.
2. Controle dos níveis de colesterol
Por conter antioxidantes e bioflavonóides, um dos benefícios do chá de hibisco para a saúde é a regulação dos níveis de colesterol no organismo. Ou seja, essa bebida ajuda a elevar as taxas do HDL (colesterol bom) e reduzir as de LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.
A principal vantagem dessa característica é que o chá de hibisco exerce um efeito protetor da saúde do coração e dos vasos sanguíneos, prevenindo ataques cardíacos e derrames.
3. Efeito diurético
O chá de hibisco é uma boa opção para pessoas que sofrem com inchaço e retenção de líquidos, pois ele estimula a eliminação desse excesso por meio da urina. É verdade que a maioria dos chás naturais tem esse efeito, mas o chá de hibisco tem uma vantagem: trata-se da capacidade de bloquear a acção da aldosterona, um hormônio que atua nos rins e tem como função reabsorver o sódio e a água, o que favoreceria o inchaço.
4. Diminuição da pressão arterial
Justamente por ter esse efeito diurético, o chá de hibisco estimula o funcionamento dos rins e contribui para a eliminação dos líquidos acumulados. Com isso, ocorre uma redução no volume de sangue e, em consequência, a diminuição da pressão arterial. Além disso, algumas linhas de pesquisa demonstraram que os flavonóides do chá de hibisco são capazes de atuar sobre uma enzima responsável pelo controle da pressão.
5. Prevenção da diabetes e da síndrome metabólica
Alguns estudos já demonstraram que o chá de hibisco ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhora a actuação da insulina no organismo, dois factores que auxiliam na prevenção da diabetes. Além disso, por também exercer controlo sobre a pressão arterial e contribuir para a redução do LDL (colesterol ruim), o chá de hibisco protege contra a síndrome metabólica, que consiste no somatório das doenças diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia e atinge 20% da população.
6. Melhora do processo de digestão
Os compostos activos do chá de hibisco exercem um discreto efeito estimulante sobre o intestino, facilitando a passagem e a eliminação do bolo fecal. Para poder aproveitar esse benefício, recomenda-se tomar uma xícara desse chá em jejum, logo depois de acordar.
7. Combate ao envelhecimento
O conteúdo de antioxidantes confere ao chá propriedades de combate ao envelhecimento. Isso acontece porque essas moléculas ajudam a reparar os danos causados às células pelos radicais livres, que fazem o chamado estresse oxidativo. Dessa forma, o chá é um bom aliado para evitar o surgimento de linhas de expressão, rugas, manchas na pele e flacidez, que são sinais visíveis da passagem do tempo.
8. Prevenção do câncer
Além de combater o envelhecimento, as propriedades antioxidantes presentes no chá também podem colaborar com a prevenção de diversos tipos de câncer. Isso acontece porque os fitonutrientes presentes nessa bebida reduzem os danos causados pelos radicais livres ao ADN das células, os quais podem levar a mutações.
Como preparar o chá de hibisco Aqueça 200 ml de água até a fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá rasa de flores de hibisco (o equivalente a 5 gramas). Deixe em infusão com o recipiente tampado por 3 a 5 minutos e consuma logo em seguida.
Para aproveitar melhor os benefícios do chá para a saúde, certifique-se de estar utilizando flores da variedade Hibiscus sabdariffa e não coloque a planta para ferver, pois isso pode prejudicar suas propriedades.