Rádio Muzangala

BENGUELA: 150 ARTISTAS E COMPOSITORES ESTÃO INSCRITOS NA UNAC-SA

 BENGUELA: 150 ARTISTAS E COMPOSITORES ESTÃO INSCRITOS NA UNAC-SA

União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores

A União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA), em Benguela, controla, actualmente, 150 artistas, disse, esta segunda-feira, naquela cidade, o seu delegado provincial, Horácio António Neves.

Horácio António Neves, que falava em exclusivo ao Jornal de Angola, sobre o estado actual das artes e cultura na província, que avançou que dos 150 artistas controlados em Benguela pela UNAC- SA, 60 estão actualizados na base de dados e os outros estão em fase de actualização.

O representante máximo da instituição em Benguela garantiu que os artistas em falta já foram contactados pela actual direcção e os processos de recadastramento decorrem sem sobressaltos.

A UNAC em Benguela, assegurou, está mais próxima dos fazedores de artes. “Actualmente, estamos a 60% junto dos artistas e associados”, tendo assegurado que a actual direcção quer contar com a contribuição de todos, com vista a divulgar e preservar a cultura local.

Quanto a participação dos músicos benguelenses no Festival Nacional de Cultura (FENACULT Especial Centenário), o delegado provincial da UNAC-SA, em Benguela, considerou de positiva a participação activa dos seus associados nas actividades, nas mais diversas disciplinas artísticas como teatro, música e dança.

Horácio António Neves disse que no teatro houve dois dias de intenso trabalho, onde estiveram envolvidos 10 grupos com mais de 150 actores, acrescentando que o mesmo movimento aconteceu na área da música e da dança.

“Queríamos que todos se envolvessem. Mas, obviamente, é impossível colocar num único palco todos artistas”, reconheceu, esclarecendo que foram seleccionados alguns e os outros vão ser seleccionados para participarem em actividades já fora do FENACULT.

A direcção da UNAC-SA, em Benguela, disse, gizou um programa de continuidade dos espectáculos. “O FENACULT só nos deu um empurrão para dar continuidade daquilo que é o nosso programa anual”, adiantou.

Um outro desafio da UNAC, indicou, é fazer com que os músicos locais tenham uma participação activa nos festivais que são realizados na província.

“Já temos poucos espaços a nível de Benguela. É uma grande luta porque quando há espectáculos de alta dimensão na província, os promotores de eventos que vêm das outras províncias trazem o seu leque artístico e nem sempre os locais são tido em conta, ou melhor, poucas vezes são chamados. Esse é, igualmente, um desafio que queremos vencer”, disse.

A visão da UNAC-SA, em Benguela, esclareceu, é de fazer com que os artistas façam sucesso localmente.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE