BENGUELA PREPARA EDIÇÃO 2024 DO CARNAVAL
O director municipal da Cultura, no município da Baía Farta, província de Benguela, Cidy Dalas, garantiu, ontem, naquela circunscrição, que a ediçã0 2024 do Carnaval está a ser preparado juntamente com a vertente pedagógica, por forma a reforçar na nova geração os bons hábitos e costumes que caracterizam a região.
Falando ao Jornal de Angola, por ocasião das jornadas do Dia da Cultura Nacional, Cidy Dalas anunciou que para a edição 2024 do Entrudo, o município vai apresentar um figurino versado nos atractivos cívicos e educativos.
O responsável explicou que será um Carnaval onde se vai fazer sobressair valores, que ajudem as novas gerações a tirar ilações que lhes sirvam de exemplo de superação de vida, cuja sua preservação seja de responsabilidade moral obrigatória, por parte de todos os cidadãos daquela parcela do território nacional.
O gabinete municipal da Cultura, disse, já está a realizar encontros separados com os líderes dos grupos carnavalescos, no sentido de dar a conhecer esse propósito e fazer desta festa um pilar de transformação de valores essenciais, que contribuem no crescimento intelectual das crianças, adolescentes e jovens do município.
“Por intermédio da presente edição pretendemos, também, despertar todas as franjas da sociedade, a nível do município da Baía Farta, sobre a necessidade de se promover o respeito pela preservação do bem público e dos valores culturais que constituem tradições, hábitos e costumes desta localidade”, sustentou.
A Baía Farta, acrescentou, terá um Carnaval que, para além do sentido de competitividade, vai oferecer à população um evento repleto de aspectos importantes, que constituem transmissores de valores educativos e pedagógicos.
O responsável considerou ser esta uma forma de brindar os amantes da manifestação do Entrudo, um evento que lhes permite extrair valências e outras boas ilações, que lhes sirva de exemplos, de modo a contribuir no bom andamento das suas próprias comunidades.
Referiu que, o município, conta actualmente com mais de 20 grupos, entre infantis e adultos, que já começam a se preparar para a grande festa do Carnaval, sendo certo que mais grupos irão aparecer o que poderá elevar o número de carnavalescos na presente edição.