CHELSEA DINORAH LANÇA HOJE O ÁLBUM “CATARSE”
Com os sucessos “Unfollow”, “Sodadi”, a novidade “Ntima”, homenagem aos pais, e outros temas musicais, a cantora Chelsea Dinorath apresenta hoje, às 20h00, o álbum “Catarse”, que marca a sua estreia no mercado discográfico. O acto de lançamento acontece no Restaurante Fábrica, em Talatona.
Segundo a cantora, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, está agendado uma conferência de imprensa e a posterior um concerto de apresentação do disco, que marca a nova fase da sua carreira musical.
Chelsea Dinorath tirou um tempo dos intervalos dos ensaios para uma entrevista, onde apresentou o disco e falou do curto percurso artístico coroado com as conquistas do Top Rádio Luanda, nas categorias de Melhor Voz Feminina do Ano e Voz Feminina Revelação.
Em relação aos prémios e momento actual, a cantora manifestou satisfação pelo reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido. A artista pretende levar o seu álbum e arte em vários palcos, com realce para as zonas periféricas onde reconhece que estão muitos admiradores.
No disco, a voz de “Unfollow” apresenta os estilos que a caracterizam com realce com afrobeat e R&B, com interpretações em inglês, francês, português, crioulo e lingala, que a fizeram conquistar o seu espaço. Actualmente é uma das vozes e nomes mais sonantes da nova geração, em ascensão, um fenómeno musical de 2022.
O disco “Catarse” tem a produção da Banger Boys, de Preto Show e 2CDM e a distribuição da ONERPM, foi gravado entre Portugal e Angola. A artista falou das participações de Agir, estrela do hip hop português, Edgar Domingos, Kidy Wime, um amigo de longa data, e Lurhany, colega da produtora, com colaborações anteriores. Com Lurhany escreveu um dos temas mais autobiográficos da sua carreira “Ntima”, uma homenagem aos pais que terá o vídeo clipe lançado durante a cerimónia.
Chelsea Dinorath escreveu no texto de apresentação do disco que: “trago um pouco mais de mim, um pouco do que sou, um pouco da forma como enxergo a minha arte e as energias à minha volta. Para mim é uma pequena amostra da imensidão dos meus sentimentos mais puros. Catarse significa libertação de sentimentos ou emoções reprimidas, que conduz a uma sensação de alívio ou pacificação. Catarse significa libertação de sentimentos ou emoções reprimidas, que conduz a uma sensação de alívio ou pacificação”.
O projecto tem a produção artística do brasileiro Manoel Giardini e Preto Show, onde encontramos temas como “Unfollow”, “Sodadi”, “Weya” e “Silhueta da Dor”, músicas e letras de Chelsea Dinorath.
Em “Catarse” nos temas “Traços”, “Ntima”, “Salvar-nos” e “Maré” surgem as participações de Edgar Domingos, Lurhany, Agir e Kide Wime. Na produção musical recorreu a jovens promissores em Angola e Portugal como: Teo no Beat, Mallaryah, Xixi Beats e Mr Carly.
Depois do lançamento o processo de promoção e divulgação continua com espectáculos em Angola e outros pontos, com realce para o Festival da Costa da Capirica, em Agosto, um dos maiores festivais de verão em Portugal. Em paralelo novas parcerias musicais, com artistas nacionais e estrangeiros, estão a ser trabalhadas, como revelou Manoel Giardini, o produtor que apanhou a nossa entrevista.
No Caderno de Fim-de-Semana será apresentado o essencial da conversa com a cantora. Chelsea Dinorath cresceu no meio familiar onde a arte fervilhava, a música de Fela Futi esteve presente com o avô, depois o soul e R&B nas vozes de Whitney Hosuton, Aaliyah e Beyoncé.
Considerada uma das maiores vozes da nova geração começou a dar os primeiros passos timidamente aos nove anos em actividades escolares onde cantava e posteriormente inclina-se na literatura. Com o tema “Me Abala”, com a participação de Tchoboly, teve a primeira música profissional, mas é o encontro com Preto Show que muda o percurso artístico e em 2020 participou na EP “Vibe do artista”, com Preto Show e Lurhany , neste mesmo ano ingressa na Banger Boyzs.
De acordo com a nota de apresentação , Chelsea Dinorath soma, actualmente, mais de 2 milhões de visualizações no seu canal do YouTube, mais de 80 mil ouvintes mensais no Spotify, sendo considerada a cantora da nova geração (e não só) mais ouvida em Angola na mesma plataforma.