Rádio Muzangala

CONHEÇA OS POVOS INDÍGENAS DA ÁFRICA CENTRAL

 CONHEÇA OS POVOS INDÍGENAS DA ÁFRICA CENTRAL

Sub-região do continente africano

Os povos da África Central são tradicionalmente povos caçadores-coletores que vivem nas florestas tropicais de toda a África Central (sub-região do continente africano).

Por séculos esses povos foram chamados pela sociedade dominante de “Pigmeus”. O termo “Pigmeu” ganhou conotações negativas, mas foi recuperado por alguns grupos indígenas como um termo de identidade. Essas comunidades, porém, se identificam principalmente como “povos da floresta”, devido à importância fundamental da floresta em sua cultura, modo de vida e história. Especialmente em português o termo “pigmeu” possui uma conotação bastante pejorativa.

Cada povo indígena da África Central é distinto: são eles os Twa, os Aka, os Baka e os Mbuti que vivem em países de toda a África Central, incluindo a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo (RDC), Ruanda, Uganda e Camarões.

Grupos diferentes apresentam línguas e tradições de caça diversas. Embora cada comunidade enfrente ameaças e desafios diferentes, o racismo, a exploração madeireira e projetos de conservação são grandes problemas para muitos, todos contribuindo para sérios problemas de saúde e abuso violento.Estimativas atuais indicam que a população dos povos indígenas da África Central é de cerca de meio milhão.

Vida na floresta

O centro da identidade desses povos é a sua conexão íntima com a floresta onde eles vivem e que têm adorado e protegido por gerações.

“Jengi”, o espírito da floresta, é uma das poucas palavras comuns a muitas das diversas línguas faladas por esses povos.“Os ‘Pigmeus’ amam a floresta como amam seu próprio corpo.” (provérbio Mbendjele)Eles veem a floresta como seu lar espiritual e físico, e como fonte de sua religião, medicina, subsistência e identidade cultural.Tradicionalmente, as pequenas comunidades frequentemente se movimentavam por territórios florestais distintos, reunindo uma vasta gama de produtos florestais, coletando mel silvestre e trocando mercadorias com sociedades vizinhas.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE