CULTURA CRIA CONDIÇÕES PARA DISTRIBUIÇÃO DE ALEGORIAS AOS GRUPOS CARNAVALESCOS
O Gabinete Provincial da Cultura da Lunda-Sul trabalha na criação de condições para a inscrição e distribuição de alegorias aos grupos carnavalescos das categorias infantis e de adultos, que vão participar na edição 2023, da maior manifestação cultural do país, afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, o seu director, Salvador Wanuque.
“Quanto mais cedo fizermos os preparativos para a festa popular, mais organizados estaremos”, garantiu Salvador Wanuque, tendo alertado os participantes a explorarem ao máximo a sua criatividade, para estarem à altura das exigências dos júris e da população que vai assistir ao desfile. A Avenida 4 de Fevereiro, zona nobre da cidade de Saurimo, é o palco escolhido para a realização da presente edição do Carnaval. O director do Gabinete Provincial da Cultura da Lunda-Sul revelou que face à paralisação, nos últimos dois anos, da realização do Carnaval, por conta da vigência da pandemia da Covid-19, o júri seleccionado para esta edição do Entrudo na Lunda-Sul teve tempo suficiente para elaborar um cronograma de actuação.
Os agentes carnavalescos seleccionados pelas quatro administrações municipais, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, vão participar de uma formação para melhorar as insuficiências do ponto de vista de avaliação, em termo de coreografias, postura em palco, rainha e rei, mensagem da canção, entre outros aspectos relevantes na competição.
“Vão marcar uma posição estimulada para evitar os favorecimentos que muito se reclamam pelos participantes”, afirmou Salvador Wanuque. De forma inédita, a organização vai, nesta edição, premiar aspectos individuais ligados à melhor rainha, rei, canção e postura em palco para estimular a criatividade e competitiva nas próximas edições do Carnaval na província.
34 agremiações estão inscritos
Um total de trinta e quatro grupos carnavalescos estão inscritos, até hoje, para participarem na edição 2023 do Carnaval na província da Lunda-Sul, na categoria infantil e adulto, a decorrer de 18 a 19 de Fevereiro próximo.
Em declarações à Angop, a propósito dos preparativos desta edição, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Salvador Wanuque, disse que as inscrições foram abertas quarta-feira e decorrem nas administrações municipais e na direcção de tutela.
Explicou que dos 34 grupos carnavalescos que deverão participar, 17 são da classe infantil, sublinhando que estão criadas as condições para o desfile. Salvador Wanuque solicitou a participação de todos os agentes económicos sedeados na região e as administrações municipais e comunais para uma maior participação na “grande festa popular”.
Na edição de 2020, na classe de adultos venceu o grupo carnavalesco Assanhados do Txizainga e na infantil o 4 de Abril. O Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda-Sul controla 36 grupos carnavalescos de adultos e infantis.