Rádio Muzangala

CUNENE: ESTÁTUA DO REI MANDUME É A MAIOR ATRACÇÃO TURÍSTICA

 CUNENE: ESTÁTUA DO REI MANDUME É A MAIOR ATRACÇÃO TURÍSTICA

Estátua do Rei Mandume ya Ndemufayo

A estátua do Rei Mandume ya Ndemufayo tem sido a maior atracção dos visitantes que passam pela praça principal de Ondjiva, capital da província do Cunene, dois meses depois da inauguração.

Centenas de pessoas, entre nacionais e estrangeiras, visitam o local onde permanecem várias horas a contemplar a estátua erguida para eternizar a grandeza e o sacrifício do soberano dos povos cuanhamas, que se destacou na defesa da ocupação colonial no Sul de Angola.

O local tornou-se o principal cartão de visita da cidade de Ondjiva. As pessoas visitam o local nos períodos da tarde, nos finais de semana. Aproveitam o momento para registo fotográfico de casais, entre noivos e recém-casados, que pousam para fotos de perfis nas redes sociais com imagens desse espaço público histórico e emblemático.

A estrutura está erguida no local onde funcionava o reinado de Mandume, antes da ocupação colonial, visa homenagear os feitos do soberano dos cuanhamas na luta contra a ocupação colonial, que reinou entre 1911 e 1917. Actualmente, o espaço serve como fonte de pesquisa sobre o Rei Mandume, aberto ao público 24 horas/dia, para permitir que turistas nacionais e estrangeiros possam manter contacto com a escultura do soberano.

Inaugurada a 20 de Julho deste ano, a estátua do Rei Mandume ya Ndemufayo, é considerada a mais alta elevação para eternização daque-le que foi o último soberano mais temido da região, na luta contra a ocupação colonial no Sul de Angola.

A praça central de Ondjiva, local onde também foi construído o edifício do Governo Provincial, conserva uma arquitectura mo-derna e dispõe de condições para e realização de actividades culturais. A versatilidade do espaço permite, também, que sirva para sessões fotográficas, vendas de obras discográficas, literárias, peças de artesanato, quadros e outros artigos de interesse turístico.

Ao arredor da estátua há um jardim e uma piscina que se tornaram pontos de atracção para muitos cidadãos, que aproveitam o espaço verdejante para leitura e diversão.

Pedro Matias visita várias vezes o local, disse que o jardim tem várias  árvores que dão a sensação de paz e tranquilidade, representa uma vista linda que remete o visitante à história da província e do país. Elogiou o Governo Provincial pela iniciativa e apelou à continuidade dos programas de construção de mais espaços de lazer na província do Cunene, de forma a atrair mais turistas.

Atanásio Hilundilwa, de nacionalidade namibiana, considerou que conhecer a história de Mandume implica visitar a escultura em memória ao bravo soberano do povo cuanhama, pois “está erguida no local onde funcionou o reinado, antes da ocupação colonial”.  

Alguns habitantes do Cunene afirmaram que a praça de Ondjiva é um ponto ideal para o sustento das famílias, sobretudo para os fotógrafos, que encontram a sustentação para trabalharem em espaços abertos.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE