DOCUMENTÁRIO “KIMPA VITA” É EXIBIDO NO PALÁCIO DE FERRO EM LUANDA

DOCUMENTÁRIO “KIMPA VITA” É EXIBIDO NO PALÁCIO DE FERRO EM LUANDA
O documentário intitulado “Kimpa Vita: a mãe da revolução africana”, do produtor e realizador Ne Kunda Nlaba, foi exibido ontem, no Palácio de Ferro, em Luanda, inserido na programação da rubrica “Cine Palácio de Ferro”.
Em declarações ao Jornal de Angola, a coordenadora do projecto, Odete Cassilva, afirmou que, como defensora da valorização da cultura e história africana, se sente satisfeita com a exibição, do filme “Kimpa Vita: a mãe da revolução africana”, na rubrica Cine Palácio de Ferro. Odete Cassilva explicou que exibir o filme sobre a história da heroína Kimpa Vita, no mês de Março, serve para homenagear a poderosa luta das mulheres africanas pela justiça, liberdade e identidade cultural, em especial, para celebrar o mês da mulher.
O documentário, de 70 minutos de duração, narra a história de vida e as lutas daquela que foi uma das mais destemidas guerreiras angolanas, desde o seu nascimento, suas batalhas, até a sua morte por assassinato proferido pelo regime colonial europeu. De acordo com a coordenadora do projecto, a história de Kimpa Vita é um testemunho inspirador de coragem e resistência, de uma jovem visionária que, ao longo da sua curta vida, ousou desafiar as injustiças impostas ao seu povo e tornou-se um ícone da luta anticolonial.