DOMINGOS DEMBO REPRESENTA O PAÍS NA COPA AFRICANA DE SLAM
O declamador e performer angolano Domingos Dembo representam o país na Copa Africana de Slam Poetry, evento bienal organizado por um colectivo de jovens que produzem actuações de spoken word por diversos países de África.
Domingos Dembo é detentor de vários prémios em concursos de spoken word, dentre eles o Luanda Slam Poetry, Slam Tundavala e Ngola Slam, que lhe habilitou a estar presente na Copa Africana de Slam Poetry, que este ano acontece em Bamako, Mali. A somar três edições, sendo a primeira em 2018, e a segunda em 2020, que aconteceu de forma virtual. Razões de organização não permitiram que o evento se realizasse em 2022, tendo ficando a terceira edição para este ano. A primeira fase eliminatória deste concurso acontece de hoje a domingo, ainda no formato virtual, da qual serão apurados aqueles que deverão participar de forma presencial na final, agenda para Novembro em Bamako.
O concorrente angolano teve a liberdade de escolher o tema do seu texto, que deverá ser submetido ao júri seleccionado pela organização da copa. Serão no total 42 países africanos a participar na copa. A artista Bell Neto representou o país na primeira edição, tendo passado para a segunda fase do concurso mas sem chegar ao top 10. Em 2020 Angola foi representada por Huba Mateus, que igualmente passou para a segunda fase. A produtora de eventos culturais e poetisa Elizângela Rita é a representante da organização da Copa Africana de Slam Poetry em Angola.