Rádio Muzangala

“EKATOMBE” É EXIBIDA NO FESTINETO EM CATETE

 “EKATOMBE” É EXIBIDA NO FESTINETO EM CATETE

Ekatombe

O espectáculo dramático “Ekatombe”, que espelha a África como um continente de diversas culturas, do grupo Affro Thèâtro, foi a proposta artística da programação de ontem, do Festineto, que decorre até sábado, no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, em Catete, no município do Icolo e Bengo.

A peça, que é apresentada a partir das 17h00, segundo o encenador, é uma narrativa sobre os povos e línguas do continente berço, em que as raízes das civilizações são intensas e a cultura entrelaça-se com as práticas do quotidiano.

Pinto Nsimba referiu, ontem, ao Jornal de Angola que o texto é de criação colectiva e inspirado em recolhas do projecto da Ubunto e Mbote, na sequência de um trabalho de fim do ciclo de mestrado.

A peça, fez saber, explora o negro africano e as diversas mudanças linguísticas e estética no português, a culinária, costumes e a religião, as influências que perduram na maioria da população afro-descendente concentrada fora e dentro do continente.

“Apesar da necessidade de redefinirmos o papel do mito-identidade na emancipação do afro-nacionalismo, sem que isso signifique necessariamente uma tentativa de justificar a colonização da mente passiva da maioria dos africanos sob véu da ignorância”, disse.

Representado pelos actores Antónia Augusto, António Calenguessa, Camela Pindalato, Evanilde Ferreira, Gabriel Matondo, Helena André, Josefina Lengo, Lauringa Kimbamba e Sediamuana Congolo, o espectáculo estreou no passado mês de Setembro, no Circuito Internacional de Teatro, onde foi galardoado com os troféus de Melhor Cenário e Pinto Nsimba como Melhor Encenador.

Também, ocupou o terceiro lugar da primeira edição do Prémio Teatro Agostinho Neto, promovido naquele mesmo mês, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, realizado por ocasião do centenário do Fundador da Nação.

Segundo a programação do Festineto, o Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, em Catete, acolheu, hoje, às 10h00, no anfiteatro, actividades culturais e recreativas e lúdicas dirigido a criação e a exibição de filmes.

No período da tarde, será apresentado o espectáculo “Pão da Memória”, sobre a vida e obra de Agostinho Neto, pelo colectivo de artes Feloma Musanzala, do município do Cazenga.

Na sexta-feira, às 10h00, o espaço será reservado para uma conferência subordinada ao tema “A expressão da juventude sobre Agostinho Neto: Referências e Influências, para a Construção da Nação”, seguido do “Ritual Kilamba-Cultura e Artes”, com os sobas da região de Icolo e Bengo, às 15h00.

Um concerto musical, com várias vozes do mosaico artístico nacional, está agendado para sábado, às 18h00, no pátio do Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, naquela que será a actividade de encerramento do Festineto 2022.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE