Rádio Muzangala

“ESCRITARIA” HOMENAGEIA PEPETELA PELO CONTRIBUTO À CULTURA NACIONAL

 “ESCRITARIA” HOMENAGEIA PEPETELA PELO CONTRIBUTO À CULTURA NACIONAL

Primeira edição da “Escritaria”, um evento que visa internacionalizar as homenagens a obra Pepetelas

A primeira edição da “Escritaria”, um evento que visa internacionalizar as homenagens a obra de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela” foi, segunda-feira, aberta, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, na cidade de Benguela, na presença do homenageado.

A iniciativa do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e da Câmara Municipal de Penafiel, com o apoio da empresa Tendências Lda, estando prevista a sua passagem pelas províncias de Luanda e Huíla.

Na ocasião, a vice-governadora provincial para área Política, Social e Económica de Benguela, Lídia Amaro, exaltou que a obra literária de Pepetela constituem uma referência para a velha, nova e futuras gerações, pois foram escritas na perspectiva do passado, presente e futuro, razão pela qual, são estudadas em Universidades nacionais e internacionais.

Discursando na cerimónia de abertura da primeira edição da “Escritaria”, um evento que tem como objectivo internacionalizar e homenagear a obra de Pepetela, Lidia Amaro afirmou ser sempre uma honra falar de um filho de Benguela, que como outros elevou o nome de Angola para outras latitudes ao conquistar o prémio “Camões”.

A governante frisou que Pepetela. de nome próprio Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, é uma referência a nível da literatura angolana e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no que ao género narrativo diz respeito.

A sua obra literária, disse Lídia Amaro, é contextualizada à história do povo angolano, desde a luta contra o colonialismo, a Independência Nacional, a paz e a consolidação da democracia em Angola.

“Sentimo-nos honrados em acolher a Escritaria de Pepetela, que com certeza, irá contribuir para os académicos, homens de cultura e não só, estudarem e promoverem a literatura e a cultura nacional”, disse.

Esta actividade, reconheceu, vem ajudar a valorizar o que é “nosso”, em termos culturais e literários, razão pela qual apelou a participação de todos e que tirem o melhor proveito, por forma a que os objectivos a que se propõem sejam alcançados.

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, esclareceu que a “Escritaria” é a partilha de uma homenagem feita na cidade de Penafiel, Norte de Portugal, em 2018, ao “Grande Pepetela”.

“Estamos aqui para partilhar um pouco dessa homenagem, porque a cultura pode ser muito mais do que apenas cultura. Pode ser um factor de aproximação de povos, desenvolvimento económico e de apoio a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, disse.

Antonino de Sousa disse que desde que se começou com o “Escritaria” em Penafiel, já lá vão 15 anos. “Realizamos no ano passado a 15ª edição e ao longo destas 15 edições foram os maiores nomes da nossa literatura em português que por aí passaram”.

Em 2018, lembrou, foi a vez de Pepetela, que encheu toda cidade de Penafiel com tudo aquilo que se refere à sua vida e obra. O evento, explicou, aconteceu com as mais diversas manifestações artísticas que encheram as ruas e avenidas da cidade.

Fruto das circunstâncias que há em Benguela, explicou, permitiu que em conjunto se organizasse esta partilha nesta província, tendo justificado que se entendeu que faz sentido que os vizinhos, amigos, familiares e aqueles que gostam, querem e conhecem mais de perto Pepetela possam também conhecer esta homenagem que lhe foi feita fora de portas.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE