ESCRITOR F. TCHIKONDO LANÇA UM ROMANCE QUE LUTA CONTRA O AFRO-PESSIMISMO
“O Grande Império Kassitur na Dinastia Sekele” é a mais recente obra literária do escritor e embaixador angolano no Rwanda, Eduardo Octávio, que foi disponibilizada ontem, 4 de Abril, em Kigali, Rwanda.
O autor, afirmou durante a cerimónia de celebração dos 21 anos do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que este feliz acontecimento coincide com o facto de Angola estar alinhada com os países membros da União Africana que criaram a arquitectura de paz e segurança africana em 2002, enquanto resposta estrutural de longo prazo aos desafios para paz e segurança nacional entre os povos no continente africano.
Eduardo Octávio referiu que através desta estrutura, a União Africana e as organizações subregionais podem dispor de instrumentos que permitem os países africa-nos prevenir, gerir e resolver os conflitos internos e inter-regionais para alcançarem a paz.
“As realidades vivenciadas pelo Rwanda, que alcançou a paz em 1994, e Angola, que teve a sua paz efectiva em 2002, são exemplos evidentes da necessidade de se preservar a paz e a reconciliação nacional, que permita os países africanos definerem estratégias e esforços comuns, que lhes propicie vantagens para um desenvolvimento e esforço económico, social, cultura e científico e que toda a população possa viver em paz e harmonia”, exemplificou.
Para o embaixador, a continuidade do reforço das relações políticas, diplomáticas, económicas, científica e cultural entre as repúblicas de Angola e Rwanda, justificam o lançamento do romance do escritor angolano F. Tchikondo, intitulado “O Grande Império Kassitur na Dinastia Sekele” em Kigali, significando mais um passo dado na fortificação da diplomacia cultural entre os dois países. Segundo o diplomata, os leitores ruandeses vão ter a possibilidade de ler uma obra interessante que não deve ficar apenas pela edição em português, mas sim ser partilhada por diversos públicos de diferentes pontos de África, contribuindo para as relações culturais, científicas e políticas entre os países.
Luta contra o afro-pessimismo
O lançamento da versão em inglês do romance de F. Tchikondo foi o ponto alto das comemorações do Dia da Paz, organizado pela Embaixada de Angola no Rwanda. Para além da comunidade angolana naquele país, marcou presença o corpo diplomático das várias embaixadas acreditadas no Rwanda. No momento de apresentação do livro, o escritor angolano detalhou que o seu romance prende-se profundamente com a África, e procura chegar ao futuro deste continente. F. Tchikondo explicou que procura transmitir no conteúdo deste livro uma mensagem contra o afro-pessimismo que ainda vigora muito nos dias actuais.